O secretário de Estado do Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, esteve em Brasília, nessa quarta-feira (26), tratando sobre ações e melhorias voltadas para a pasta com o secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo (MTur), Bob dos Santos e o deputado federal Flávio Nogueira. Entre os assuntos discutidos, o Selo +Turismo, rotas turísticas em destaque, Programa Investe Turismo, entre outros.

Na ocasião, o representante do MTur explicou sobre o Prodetur+Turismo, que tem como objetivo viabilizar a execução de projetos de estruturação do turismo, fomentando os investimentos no setor com a oferta de novos serviços. “Nossa equipe técnica já mapeou as belezas e o potencial do Piauí. Com parcerias, iremos viabilizar investimentos nessas áreas, apoiando as iniciativas a fim de promover as riquezas do Estado dando destaque nacional, acelerando o desenvolvimento, aumentando a qualidade dos serviços prestados gerando empregos e incrementando a competitividade turística da região”, destacou Bob dos Santos.

Segundo o gestor da pasta no Piauí, o Selo é um credenciamento para ter a prioridade na análise de propostas junto ao Ministério do Turismo. “O selo nos dará, principalmente a prioridade na contração de financiamento para infraestrutura turística. Temos um enorme potencial turístico e precisamos dessas condições para o desenvolvimento e assim teremos mais geração de emprego e renda”, conclui Nogueira Júnior, reiterando que o encontro foi bastante produtivo, já que trará benefícios para o Estado, que no próximo mês de julho recebe a equipe do Programa Investe Turismo.

O que é o Selo +Turismo

O Selo Oficial +Turismo identifica que os planos ou projetos priorizados e, previamente analisados pelo MTur, estão alinhados com as diretrizes do Programa. Ele visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios.

O Programa possui, como diferencial, o apoio aos entes públicos e setores privados do turismo no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, cujos projetos estejam pautados por prévios processos.

Ao nome Prodetur é incorporado o Selo +Turismo, originando a marca Prodetur+Turismo que identifica e qualifica as ações priorizadas, como indutoras do desenvolvimento do turismo nacional, estruturando destinos e fortalecendo produtos e equipamentos turísticos, sendo gerador de mais empregos, mais renda e mais inclusão social, de forma sustentável, oferecendo linhas de créditos com juros baixos e tempo de carência.

Fonte: CCom