O Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Piauí, vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), oferta, a partir desta sexta-feira (26), novas oportunidades de emprego, em quatro municípios piauienses, para quem quer entrar no mercado de trabalho. Além de Teresina, moradores de Parnaíba, Piripiri e Floriano também poderão concorrer às vagas.

Em Teresina, estão sendo disponibilizadas 13 vagas para vendedor pracista, 10 para motorista carreteiro e cinco para bombeiro hidráulico. Quanto ao nível de escolaridade, é exigido desde nenhum até médio completo. Exceto em algumas vagas para vendedor pracista, que não exigem experiência, as demais requerem seis meses, podendo ser com ou sem carteira assinada.

Em Parnaíba, destacam-se vagas para empregado doméstico diarista e estofador de móveis, ambas sem nenhuma experiência exigida.

Em Piripiri, uma vaga para atendente de balcão e uma para promotor de vendas, ambas com ensino médio completo e seis meses de experiência exigidos.

Em Floriano, chamam a atenção 10 vagas para capinador e 10 para cortador de árvores. Dessas, somente a segunda exige fundamental completo como requisito de escolaridade.

Para pessoas com deficiência, destacam-se vagas em Teresina e Floriano. Na capital, 15 vagas para atendente de telemarketing, cinco para assistente administrativo e cinco para agente de saneamento. As vagas são destinadas para quem concluiu o ensino médio e não exigem experiência prévia. Já em Floriano, são disponibilizadas vagas para vendedor interno e repositor de mercadorias. Ambas exigem ensino médio completo.

Caso não tenha cadastro no Sine, os documentos necessários são Carteira de Trabalho (física ou a digital), RG/carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), PIS ou Pasep, comprovante de escolaridade (certificado ou declaração da escola), comprovante de residência/moradia, carteira de habilitação (se dirigir moto ou outro veículo) e certificados de cursos de qualificação profissional. Após fazer o registro, os interessados recebem a carta de encaminhamento à vaga disponível.

FONTE: Governo do Piauí