O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí realizou nesta segunda-feira (21) uma manifestação que reuniu professores aposentados das redes estadual e municipal em Parnaíba. Segundo a presidente regional do SINTE-PI, Nadja Araújo, o protesto foi organizado por duas razões principais.

 

“No caso dos professores aposentados do Estado, estamos cobrando o pagamento do piso salarial nacional da categoria, que o Governo não paga alegando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Já quanto aos professores aposentados do Município, a reclamação é do atraso no pagamento”, explicou Nadja.

 

Os manifestantes alegam que as aposentadorias dos professores do município de Parnaíba estão sendo repassadas com atraso todos os meses. Os proventos relativos ao mês de setembro, que deveria ter sido pagos até o quinto dia útil de outubro, até o momento não foram quitados pela Prefeitura.

 

Depois ficarem reunidos nas primeiras horas da manhã na Praça Santo Antônio, os professores aposentados seguiram em uma caminhada pelas ruas do Centro de Parnaíba. Até o fechamento desta reportagem, nem a Prefeitura de Parnaíba e nem o Governo do Estado se manifestaram sobre o protesto.