A ideia apresentada pelo MobiEduca.Me é monitorar a presença dos alunos nas escolas(Foto:João Pio)
A ideia apresentada pelo MobiEduca.Me é monitorar a presença dos alunos nas escolas (Foto:João Pio)

A plataforma combate a evasão escolar e tem resultados de impacto na educação do Piauí.

O projeto Mobieduca.Me, em uso pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no combate à evasão escolar, ficou entre os 12 projetos finalistas no Brazil Lab, programa ligado ao Centro de Liderança Pública (CLP) e que tem o intuito de captar projetos de incentivo ao empreendedorismo, criativos e inovadores para a melhoria do serviço público.

A ideia apresentada pelo MobiEduca.Me é monitorar a presença dos alunos nas escolas, dando tranquilidade aos pais quanto à frequência escolar dos filhos. A flexibilidade da plataforma permite também o acompanhamento da presença dos professores em sala de aula.

O Mobieduca.Me, atualmente em funcionamento em 127 escolas da rede estadual de ensino, atende a 62.833 alunos. Até o final de 2016, a Seduc deve expandir a implantação do sistema para mais 73 unidades de ensino, totalizando o atendimento a 98 mil alunos.

O uso do sistema pela Seduc reduziu em 75% a evasão dos alunos e tanto para pais quanto para gestores e professores, o Mobieduca.Me é um aliado na educação dos estudantes.

Na primeira edição do programa Brazil Lab, 200 empreendedores inscreveram 138 projetos, representando 20 estados da federação. Entre os escolhidos, 50% desenvolveram soluções na área da saúde, 25% em educação e 25% em sustentabilidade ambiental.

Os vencedores passarão por quatro meses de mentoria de especialistas (professores do MIT, Harvard, Stanford, Insper, FGV, entre outras instituições conceituadas pelo mundo) para tornar as iniciativas adequadas às necessidades do setor público nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade ambiental.

Fonte: Ccom