A grave situação do judiciário piauiense será discutida durante reunião que acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 16h, na sede da OAB-PI, onde estarão presentes representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Tribunal de Justiça do Piauí, Corregedoria Geral de Justiça do Estado, Ministério Público, Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Piauí e Procuradoria Geral do Estado.
O encontro é uma iniciativa da OAB-PI e tem como objetivo levantar esforços, ideias e modelos de modernização do poder judiciário estadual. “A responsabilidade mostrada pelos poderes executivo, legislativo e por demais órgãos que gravitam em torno do poder judiciário é evidente nesse caso. Todos os órgãos que foram convidados se comprometeram a participar do movimento, indicando representantes para participar do grupo de trabalho”, explica o presidente da Instituição, Sigifroi Moreno.
O advogado esclarece que o trabalho será iniciado com a análise do relatório elaborado pela Corregedoria Geral do TJPI e por outros levantamentos feitos pela Ordem. Segundo Moreno, o corregedor Francisco Paes Landim Filho, autor do documento, irá participar pessoalmente do grupo, dada a importância da matéria.
De acordo com Moreno, essa é uma reunião preparatória para a visita do Ministro Corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Francisco Falcão, do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, prevista para o dia 25 de outubro, e do secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano, que acontece no dia 26 do mesmo mês. “Nesse primeiro momento, será definido o método de trabalho, bem como o grau de participação de cada instituição ou órgão que integra o grupo”, pontua Moreno.
Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB-PI