Elizeu Aguiar reconhece momento delicado com salários atrasados, mas pede apoio da torcida (Foto: Emanuele Madeira)
Elizeu Aguiar reconhece momento delicado com salários atrasados, mas pede apoio da torcida (Foto: Emanuele Madeira)

A diretoria do River-PI passou a administrar uma pressão extracampo na véspera do duelo decisivo do time com o Fortaleza, às 21h45 desta quarta, em Teresina, pela Copa do Nordeste. A pressa em liquidar os salários atrasados dos jogadores têm dado o tom na correria dos dirigentes fora de campo. De acordo com o presidente Elizeu Aguiar, são 20 dias de atraso da folha em aberto referente ao mês de fevereiro. Em meio ao sufoco nos bastidores, o cartola preferiu dividir a responsabilidade com a torcida, peça-chave, na visão dele, no processo de superação da crise. A receita do jogo contra o Leão do Pici, que pode dar também sobrevida ao Galo no Nordestão, passou a ser visto como a alternativa imediata na quitação dos débitos. Os atletas ainda não se pronunciaram oficialmente.

– Não justifica você estar na final de um turno de estadual e com chances na Copa do Nordeste e dar dois mil torcedores no estádio. Cadê o pessoal que tem amor pelo clube? Se faz clube com torcida. A gente faz um sacrifício imenso. Só cobram. É triste. Tem que ter uma participação maior. Querem o River-PI grande, mas não querem fazer por onde. Só uma parte da torcida vai ao estádio. A torcida tem que entender que só patrocinador de camisa não sustenta time. Como se faz time forte sem apoio da maior parte da torcida? Sabemos que precisamos de reforços, mas fazer como? A torcida quer o time na Série B. Mas vai contribuir de que forma? Ouvindo pelo rádio? A torcida é responsável por isso também. Não vejo luz sem a torcida. Ela tem que abraçar – enfatizou o presidente.

Diretoria do Galo estuda alternativas de ampliar arrecadações antes da Série C (Foto: Emanuele Madeira)
Diretoria do Galo estuda alternativas de ampliar arrecadações antes da Série C (Foto: Emanuele Madeira)

Apenas nos jogos como mandante na Copa do Nordeste – vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-PB e empate em 2 a 2 com o Sport -, o River-PI levou 7.589 torcedores pagantes ao estádio Albertão. Com os dois compromissos, o clube arrecadou R$ 72.762,93 de acordo com os boletins financeiros publicados pela CBF. O fluxo de caixa ainda é, na visão de Elizeu Aguiar, insuficiente para compensar os gastos com folha de salários e despesas gerais no clube.

– Estamos com dias de atrasos. Vamos pagar metade hoje (quarta) e outra na semana que vem. Tem outros patrocínios vindo aí. Estamos honrando os salários no sacrifício. Lógico que a gente tem algumas estratégias internas, mas é com muita dificuldade. Houve o atraso porque as despesas foram maiores que as receitas. O Piauí e Maranhão não são tratados de forma igual no Nordestão, o que dificulta ainda mais. Nossa folha fecha todo dia 2. E dia 2 de janeiro foi o dia que o clube se apresentou. De 2 de março para cá não foi paga realmente, mas são 20 dias de atraso. Hoje, nós pagamos uma metade e outra até o início da semana que vem – promete.

River-PI vive semana decisiva em duas competições simultâneas: Piauiense e Nordestão (Foto: Emanuele Madeira)
River-PI vive semana decisiva em duas competições simultâneas: Piauiense e Nordestão (Foto: Emanuele Madeira)

O elenco tricolor chegou a paralisar as atividades, ano passado, quando chegou a conviver com três meses de vencimentos em aberto. A crise contornada após dias de negociação pegou a torcida de surpresa no meio da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. No fim, o time garantiu o acesso à Terceirona e ficou com o vice-campeonato do torneio.

– Temos uma folha salarial equivalente a do ano passado. Pode ficar maior se trouxermos mais gente. Nós temos a necessidade de dar uma reforçada no elenco. Se pudéssemos, poderia ser hoje. Não vou ser irresponsável de contratar sem absorver os que aqui estão. Há espaços nas camisas que ainda podem ser negociados (publicidade), mas o Brasil não vive um bom momento econômico. Não vou colocar qualquer patrocinador na camisa. Acho mais interessante valorizar quem já está investindo na camisa – completou Aguiar.

Finalista do primeiro turno do Campeonato Piauiense – venceu o Picos por 2 a 0 no jogo de ida e decide o título na volta, sábado -, o River-PI ainda sonha com a classificação às quartas do Nordestão. Caso vença o Fortaleza, em casa, e conte com uma vitória do Botafogo-PB sobre o Sport, na Ilha do Retiro, o Galo Carijó pode se classificar em primeiro do Grupo D.

Fonte: Globo Esporte