Integrantes da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) desembarcam no Piauí no próximo dia 28 para ministrar o curso Diagnóstico, Tratamento, Reações e Recidiva em Hanseníase e participar do III Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase. O curso será em duas cidades: Piripiri, nos dias 28 e 29 de março, e Parnaíba, nos dias 30 e 31 de março. Essa é a terceira ação da SBH no estado do Piauí.
Piripiri é a cidade-sede do Território dos Cocais, região que diagnosticou 52 casos de hanseníase em 2015, sendo 14 só em Piripiri. Parnaíba é a cidade-sede da Planície Litorânea, local que já detectou 62 casos da doença, sendo 33 só em Parnaíba. Esses números são parciais, pois o balanço final dos casos de hanseníase referente ao ano de 2015 será divulgado no dia 31 de março. Os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das duas regiões podem participar do curso, ministrado pelo presidente da SBH Marco Andrey Cipriani Frade, e que será dividido em duas etapas:
-teórica: que apresentará o histórico da hanseníase, o perfil epidemiológico da doença no Piauí, as reações hansênicas e alguns casos clínicos;
-prática: atendimentos em serviço nos postos de saúde, em que os profissionais terão contato com a comunidade para ajudar no diagnóstico da hanseníase e evitar a progressão da doença, que tem como principal consequência a incapacidade física.
Em Piripiri o curso será realizado na Praça de Eventos Arimateia Sousa (Centro de Piripiri) e em Parnaíba na Universidade Federal do Piauí (Avenida São Sebastião 2.819). Interessados podem entrar em contato com as secretarias municipais da Saúde e nas coordenadorias regionais da Saúde localizadas no Território dos Cocais e na Planície Litorânea.
Fórum Estadual
Nos dias 5 e 6 de abril, acontecerá o III Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase, no Diferencial Buffet (Rua São Pedro 3.000, Ilhotas, Teresina-PI), sob o tema Nós podemos parar a tuberculose e a hanseníase: informação, diagnóstico e tratamento para todos. Marco Andrey ministrará a palestra Reconhecendo a neuropatia na hanseníase, no dia 5 de abril, às 10h.
Audiência pública
No dia 31 de março, às 19h, acontecerá uma audiência pública na Câmara Municipal de Parnaíba (Praça da Graça) para debater a situação da hanseníase na cidade e os casos dos filhos separados dos pais que eram portadores da doença e viviam em colônias. A audiência foi solicitada pela vereadora Fátima Carmino e será aberta à população e aos profissionais interessados no tema. Além disso, participarão integrantes do Conselho Municipal de Saúde, de faculdades da região e autoridades.
Sociedade Brasileira de Hansenologia
É a realizadora do Simpósio Brasileiro de Hansenologia e do Congresso Brasileiro – este acontece a cada três anos. São os únicos eventos no país que tratam especificamente do tema e atendem a uma rede de profissionais da saúde que inclui: médicos das áreas de dermatologia, infectologia, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, medicina da família e comunidade, medicina preventiva e social, além de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, história, biomedicina e alunos de graduação. A SBH é a responsável pela aplicação da prova teórico-prática para obtenção do certificado de área de atuação em hansenologia para médicos. As provas são realizadas a cada três anos, durante o congresso da entidade.
A entidade é presidida por Marco Andrey Cipriani Frade, dermatologista pela SBD-AMB (Sociedade Brasileira de Dermatologia-Associação Médica Brasileira) e hansenologista pela SBH-AMB, coordenador de Residência Médica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (HCFMRP-USP), coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária – Hanseníase – HCFMRP-USP.
Fonte: Prefeitura de Parnaíba