Terá início na próxima quarta-feira, no feriado de 07 de setembro, no parque de exposição Francisco Borges do Santos, situado no Bairro Igaraçu, a 30ª Exposição Agropecuária de Parnaíba (PI) com extensa programação. A abertura oficial do evento está marcada para as 18h e o  encerramento será no domingo, dia 11.

O evento tradicionalmente realizado em Parnaíba reúne empresários do ramo agropecuarista e leiteiro de várias cidades do norte piauiense, dos vizinhos estados do Ceará e Maranhão, além do Pará, Goiás e Tocantins.

A 30ª Expoapa seguirá uma programação que consta diversos atrativos como o Terceiro Encontro dos Produtores de Leite da região do Baixo Parnaíba, 16ª Festa do Leite, Segundo Leilão Fazendas Reunidas, projeto Beba Leite, Terceira Grande Vaquejada, exposição de animais: bovinos, caprinos e ovinos, além de shows musicais. A Expoapa também contará com palestras voltadas para o setor agropecuário, arquibancadas para plateia, torneios leiteiros, enduro equestre, prática de fruticultura orgânica, fabricação de queijo coalho, barracas com comidas típicas e estandes de instituições bancárias. O Banco do Brasil S/A e Banco do Nordeste do Brasil S/A estarão com uma equipe de funcionário para receber os projetos de financiamento de animais durante a Expoapa.

Parnaíba possui uma das bacias leiteiras mais desenvolvidas do Estado, por conta disso, o Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos concentra o que há de melhor da pecuária leiteira, principalmente das raças Holandesas e Girolanda. Os animais expostos são resultado da criação e seleção desenvolvidas ao longo de mais de 60 anos, ajudando a consolidar a posição de Parnaíba como maior bacia leiteira do Meio Norte do Brasil.

De acordo com o secretário do Setor Primário e Abastecimento de Parnaíba, Airton Caldas Uchoa, responsável pela organização do evento, os ganhadores dos concursos e atrações que constam na programação, serão premiados com certificados, placas de honra ao mérito, troféus, medalhas e valores em dinheiro. “A somatória dos valores envolvidos na feira ajuda a movimentar a economia da cidade”, disse o secretário.

Airton Uchoa informou que o regulamento foi elabora pela Secretaria Municipal do Setor Primário e Abastecimento após discussões e propostas apresentadas pelos produtores. Parnaíba é o 4° município em que o comércio mais cresce no nordeste e 17º em crescimento comercial no país. Realidade que motiva os produtores e gestores que devem apresentar resultados na 30ª Expoapa. Os concursos realizados pela 30ª Expoapa, como a realização da 16ª Festa do Leite resultam em avanços para os produtores que tem mais incentivo nos negócios, disse o secretário. 

Informações: Jornal da Parnaíba