Superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo, Prefeito Florentino Neto e presidente da ZPE, Paulo Cardoso
Superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo, Prefeito Florentino Neto e presidente da ZPE, Paulo Cardoso

O superintendente da Receita Federal para os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Moacyr Mondardo Júnior, reafirmou o compromisso com o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba, que está em fase avançada de implantação. A garantia foi dada na manhã desta sexta-feira (10) durante visita à sede do empreendimento, onde foi recebido pelo presidente da Companhia Administradora da ZPE, Paulo Cardoso; o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o vice-prefeito Chagas Fontenele, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Lima, e diretores da Companhia.

Moacyr Mondardo presenciou a conclusão das obras que estão sendo executadas pelo governo do Estado e também viu as providências para execução das obras complementares autorizadas pelo governador Wellington Dias, que inclui a parte de tecnologia da informação, necessária ao funcionamento da Receita Federal e dos outros organismos federais que se instalarão no ambiente da ZPE. Segundo ele, a Receita Federal está pronta para proceder ao alfandegamento, logo que forem concluídas as obras que já estão em execução pelo governo do Piauí.

Moacyr Mondardo vista obras da ZPE na companhia do prefeito Florentino e do ptresidente da ZPE, Paulo Cardoso
Moacyr Mondardo vista obras da ZPE na companhia do prefeito Florentino e do ptresidente da ZPE, Paulo Cardoso

O prefeito Florentino Neto considerou a visita do superintendente da Receita Federal um acontecimento que materializa o compromisso do órgão com o projeto piauiense de ter a sua ZPE. Após ressaltar o resgate que Parnaíba está fazendo do seu passado identificado com as exportações, Florentino disse que o alfandegamento será uma grande contribuição da Receita Federal com desenvolvimento, através da geração de novas oportunidades para a população de Parnaíba e do Piauí. O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, também agradeceu o apoio recebido pela superintendência da Receita e disse que está comprometido com a determinação do governador Wellington Dias de concluir as obras da ZPE ainda este ano.

A visita do superintendente regional da Receita Federal resultou de ações da Companhia Administradora da ZPE, seguindo o seu cronograma de implantação. O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, teve, no mês passado, duas reuniões na Superintendência da Receita Federal em Fortaleza (CE) para agilizar o processo de alfandegamento e dar cumprimento à determinação do governador Wellington Dias de colocar a ZPE em funcionamento ainda este ano.

Superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo em visita à ZPE Parnaiba
Superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo em visita à ZPE Parnaiba

O alfandegamento assegurado pelo superintendente da Receita Federal é uma condição para o funcionamento de uma ZPE. A alfândega federal é o órgão responsável pelo controle aduaneiro em relação aos produtos que entram e saem do perímetro destinado ao processamento e exportação. Logo que a estruturação for concluída, o recinto passará ao controle da Receita Federal, que garantirá o cumprimento do regime tributário próprio para o local, definido por lei federal. 

Fonte: Ascom/ZPE