Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Farlon Machado, prendeu José Machado Mendes, 51 anos, por volta das 15h30 de domingo (26/08), em seu endereço à Rua José Bonifácio, Bairro São Francisco, próximo ao Complexo da Polícia Civil, em Parnaíba, acusado de assaltos a mão armada. Após a repercussão nas redes sociais de que um homem, trajado de mototaxista, estaria realizando assaltos com um comparsa identificado como “Papelão”, os policiais descobriram o endereço de José Mendes.
O acusado chegou a confessar ter participação em um assalto ocorrido às 14h40 da última sexta-feira (24/08), no Bairro Rodoviária, onde uma adolescente de 12 anos e sua mãe foram as vítimas. No momento do crime, o condutor da moto estava trajado de mototaxista e o que estava na garupa estava armado de faca. As imagens de câmera de vigilância passaram a circular nas redes sociais. A Força Tática conseguiu prender o acusado quando tentava vender o celular roubado; ele prestou falso depoimento e foi liberado. Mendes afirmou ao sargento Farlon que já havia esclarecido o caso, não apareceu vítima e foi liberado.
Mas o sargento Farlon Machado havia recebido outra denúncia de que a mesma dupla havia realizado um assalto em um estabelecimento comercial por volta das 19h de sábado (25/08) no Bairro Pindorama e o bandido colocou uma arma de fogo na barriga de um jovem e exigiu que não se mexesse, pois a vítima tentou se levantar na cadeira em que estava. Diante dessa informação, o acusado gaguejou ao tentar se defender. O sargento Farlon, o cabo Sobrinho e o soldado Arthur seguiram com o acusado para a Central de Flagrantes com um celular roubado, a camisa e o tênis utilizado por José Mendes no assalto de sexta-feira. A equipe que estava de plantão era a mesma do dia 24 e, desta vez, o autuou pelos assaltos.
Por Daniel Santos