1

Segundo o tribunal, gestores não prestaram contas no mês de abril. Bloqueio das contas impede saques, pagamentos e outras movimentações.

Por atraso na prestação de contas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aprovou nesta quinta-feira (4) o bloqueio de contas de 12 prefeituras e cinco câmaras municipais. O bloqueio das contas impede saques, pagamentos e outras movimentações bancárias pelos prefeitos e presidentes das câmaras municipais, enquanto a situação não for regulatrizada.

Para desbloquear, os gestores precisam apenas entregar os documentos das prestações de contas. O atraso é referente à entrega de documentos contábeis, como Sagres Contábil e Folha e Documentação Web, que contém a prestação de contas do mês de abril de 2016 – ou seja, de mais de 90 dias.

O pedido de bloqueio foi requisitado pelo Ministério Público de Contas e aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes à sessão, presidida pelo conselheiro Olavo Rebelo.

As prefeituras que tiveram as contas bloqueadas foram as de Campo Alegre do Fidalgo, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Madeiro, Passagem Franca do Piauí, Porto, Prata do Piauí, Redenção do Gurgueia, Ribeira, São Francisco de Assis do Piauí e Socorro do Piauí. O bloqueio inclui ainda as câmaras de Guaribas, Parnaguá, Passagem Franca, São Miguel do Fidalgo e Socorro do Piauí.

Fonte: G1/Piauí