bonecos_brasilia

Parnaíba recebe de 7 a 12 de dezembro, grupos do Piauí, de outros estados do Brasil e de países como Chile, Peru, Cuba e Argentina. A programação será aberta na próxima segunda-feira (7), com desfile cênico pelas ruas do centro da cidade. Bonecos gigantes, pernas de pau, cabeçudos e personagens folclóricos vão dar as boas-vindas ao festival.

De 8 a 11 de dezembro, das 9h às 11h, os grupos se apresentam nas escolas públicas. “Vamos percorrer 40 escolas ao longo da semana. A escolha de Parnaíba como sede é uma forma de descentralizar as ações culturais e ainda reforçar o potencial turístico dessa região. É a primeira vez que o Piauí recebe um evento desse porte”, afirma o coordenador do evento, Chagas Vale, que se dedica há 25 anos ao teatro de bonecos e é uma referência para o Estado.

Foi da participação em festivais internacionais que Chagas Vale conheceu a experiência de outros grupos, que agora se apresentam no Piauí. “Participei de 16 festivais na Argentina, levando, através do teatro de bonecos, a nossa linguagem e um pouco da nossa cultura, do nosso modo de falar”, completa Vale.

Ele lembra que todas as apresentações do Festival são abertas ao público. De 9 a 11 de dezembro, os espetáculos de teatro de bonecos acontecem no auditório do Sesi, às 9h e 15h. A magia dessa arte também será levada ao Calçadão Cultural de Parnaíba, onde as apresentações acontecem de 10 a 12 de dezembro, às 9h e 15h.

O evento, que tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, também vai contar com quatro oficinas, são elas: Teatro e bonecos para educadores (Aguinaldo Algodão – DF); Construção e manipulação de bonecos (Afonso Miguel Aguiar – Teresina); A arte de contar histórias (Talita Do Monte – Teresina); e Teatro de miniaturas em caixas lambe-lambe (Yaqui Sainz/Geraldy Brito – Cuba). As oficinas acontecem de 8 a 11 de dezembro na Universidade Estadual do Piauí – Uespi e no Casarão Simplício Dias.

Fonte: Pro Parnaíba