A defesa tão elogiada do River-PI ganha nas estatísticas grandezas que colocam o Tricolor em condições favoráveis no Grupo A2 da Série D do Brasileiro. Em 22 jogos no ano, a equipe de Flávio Araújo levou 15 gols – média de 0,6 gols por partida. Para a quarta divisão, o Galo leva como característica um ferrolho que se depender do zagueiro Rafael Araújo será aperfeiçoado. O time, que começou nesta semana os trabalhos com bola, se descobriu com o trio Paulo Paraíba, Índio e o próprio Rafael.

img_0084

Na Copa do Nordeste, em seis jogos, o Tricolor levou sete gols. Na Copa do Brasil, em duas partidas, sofreu três. Foi na campanha do Campeonato Piauiense, contudo, que o sistema de três zagueiros se encaixou: cinco gols em 14 rodadas, sendo sete delas consecutivas sem ser vazado. Para Rafael Araújo, um padrão definido.

– Estamos mais preparados até porque temos pela frente melhores times. Temos, portanto, que nos aperfeiçoar. É procurar fazer o melhor possível, é um campeonato aguerrido – comentou o zagueiro, que deixou para o professor a responsabilidade de variações no elenco.

img_0085Rafael Araújo participou de 72% dos jogos do Galo. Os outros dois companheiros de zaga no time titular, Índio (86%) e Paulo Paraíba (95%) foram mais usados.  Nesse domingo, no estádio Albertão, o River-PI faz seu primeiro amistoso para a Série D. Flávio Araújo avisou que a base campeã do Campeonato Piauiense é a que deve começar a quarta divisão, porém, abriu a possibilidades de mudanças. Sobre a zaga, o técnico mostrou que as posições parecem intactas.

– Temos jogadores bons no setor defensivo com capacidade de jogar bem e comprovar que o River-PI está bem constituído no setor. Temos cinco zagueiros, o Paulo Paraíba, Índio, Rafael Araújo, Bruno Lopes e Jadson. Nesta segunda semana de trabalho, a tendência é melhorar porque os atletas se adaptaram ao retorno. Vamos avaliar no amistoso se a parada alterou a assimilação tática do grupo – enfatizou.

Além do Interporto, o Galo tem como adversários no Grupo A2 da Série D o Guarani-CE, Santos-AP e Imperatriz, do Maranhão. Na fase classificatória, os times se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois primeiros avançam às fases eliminatórias.

Fonte: Globo Esporte Piauí