Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (06) é o dia nacional do teste do pezinho. Este ano o exame completa 10 anos de existência e desde a sua criação tem realizado o diagnóstico de diversas doenças, e salvando muitas vidas.

Sâmia Sofia nasceu muito saudável há 12 dias, mas nem por isso a avó coruja, Marilda de Jesus, deixou de levá-la para fazer o teste do pezinho. “Eu estava com o coração na mão. quase choro também, mas vale a pena fazer o teste, assim como fiz com todos os meus filhos”, afirma a avó Marilda.

O teste do pezinho ou triagem neonatal é um exame obrigatório que deve ser feito a partir do 3º dia de vida, pois ele é fundamental para diagnosticar precocemente doenças complexas e passíveis de tratamento nos bebes recém nascidos, como doenças mentais.

A assistente social, Tiana Dias, afirmou que o exame pode ser feito em hospitais e maternidades da cidade. Geralmente ele é marcado ainda no hospital em que o bebê nasceu, antes da alta após o parto, mas a mãe pode solicitar o teste. Para garantir eficácia o ideal é que o teste seja feito até os 15 primeiros dias de nascimento.

Os procedimentos para realizar o teste do pezinho são básicos. E numa agulhadinha é coletado o material que pode dar diagnóstico de infinitas doenças em quatro amostras. Tudo para garantir um futuro mais saudável para o bebê. Por isso, é importante voltar para receber o resultado do exame.