Foto: Juciê Machado / Reprodução Tv Costa Norte

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infeciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. Aqui em nosso Município a Sociedade de Proteção à Maternidade e a Infância de Parnaíba realiza esse trabalho preventivo.

A maternidade Marques Bastos é responsável pelo procedimento de coleta do material para execução do teste do pezinho, que é em seguida enviado ao Laboratório Central do Piauí. Este é quem realiza o processo de análise do material coletado. Ou seja, é um processo que envolve tanto a maternidade quanto o LACEN-PI, onde um depende do outro para realização do exame, o qual já é agendado antes mesmo da mãe sair da maternidade, através de um informativo sobre o teste. 

Segundo Lívia Arcanjo, que é enfermeira na SPMIP, todo bebê que nasce no hospital já fica com a data de retorno marcada. Mães que não tiveram o filho na Maternidade citada, também podem realizar o teste do pezinho no local, basta comparecer aos dias específicos de coleta, que são sempre as quartas, quintas e sextas.

O exame ficou popularmente conhecido como “teste do pezinho” por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas através do calcanhar do bebê. É um procedimento simples que não traz riscos para a criança. A enfermeira, antes de coletar o sangue, massageia o pé do recém nascido, logo após coleta o sangue em uma caderneta fornecida pelo LACEN. O prazo de entrega varia de 45 a 60 dias.