O Campeonato Piauiense completou 100 anos em 2016. E logo na sua edição centenária o campeão do torneio saiu nos tribunais. E pior, ainda sofre contestação jurídica. A Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça do Piauí (TJD-PI) puniu na noite desta quinta-feira o Altos, retirando do clube a taça de campeão do segundo turno após o time ter escalado o zagueiro Victor Bafana na final – vencida por 3 a 1 em cima do River-PI. O defensor deveria estar suspenso, mas atuou com três cartões amarelos. Com a decisão unânime do órgão, o Galo Carijó festejou. Sem campo, sem torcida, sem bola, sem volta olímpica, sem fogos, mas dentro de uma sala acanhada cheia de papel, a 30ª taça de campeão do Galo do Piauiense foi comemorada. O River-PI havia vencido o primeiro turno e, com a sentença do TJD-PI, garantiu o returno e o título arrastão. O TJD vai homologar o resultado e informar a sentença na Federação de Futebol do Piauí (FFP).
Contudo, uma outra ação em trâmite no mesmo tribunal pode causar outra reviravolta no Campeonato Piauiense. O Parnahyba protocolou denúncia contra o River-PI, que teria usado um jogador irregular na semifinal do torneio, e pediu a exclusão do Galo Carijó do segundo turno. O julgamento ainda será colocado em pauta no pleno do órgão, até a conclusão desse processo a taça de campeão fica contestada.
No julgamento do Altos, a procuradoria revelou que o zagueiro Vitor não poderia atuar na final do returno após ter acumulado três cartões amarelos. O defensor foi punido com cartão no empate em 1 a 1 com o River-PI pela sexta rodada, depois levou outro amarelo na vitória por 4 a 2 sobre o Piauí no segundo jogo da semifinal e somou o terceiro na derrota por 1 a 0 para o River-PI no primeiro jogo da decisão. Na decisão do returno, realizada no dia 26 de março, Vitor entrou no segundo tempo aos 10 minutos de jogo.
– A sequência de cartões amarelos tem a obrigação de ser cumprida, está no regulamento específico da competição e no regulamento geral. A sequência de cartões aconteceu dentro do turno, a regra é clara. Deveria o Altos cumprir, mas o clube não se atentou a esse detalhe. Muito improvável de fazer a reforma dessa decisão. Portanto, acredito que a federação, de forma prudente, deve finalizar o Campeonato Piauiense. Infelizmente, lamentamos que tivesse se encerrar na comissão disciplinar desportiva – explicou o relator do processo, Luciano Benigno.
O Altos ainda estuda se entra com um recurso no TJD-PI. O clube tem três dias para se manifestar, tempo que o tribunal vai esperar até comunicar a FFP sobre o resultado. O advogado do clube, Augusto Chabloz, considerou injusta a decisão da comissão disciplinar.
– Foi totalmente em desacordo com o que vinha sendo decidido. Vamos acatar, mas existe o recurso. Na minha avaliação pessoal, errônea. Vamos verificar o que o clube vai fazer, não há nada decidido. Agora, é conversar com o presidente e a diretoria do Altos para ver o que vamos fazer em conjunto – ressaltou. Nenhum membro da diretoria do clube compareceu ao julgamento.
As finais do estadual deveriam acontecer nos dias 8 e 29 de junho. O Altos teve campanha de 10 vitórias, oito empates e duas derrotas – marcou 35 gols, sofreu 17. O River-PI terminou o estadual com 11 vitórias, seis empates e cinco derrotas (31 gols feitos, 11 sofridos).
NO CAMPO, ALTOS 3 X 1 RIVER-PI
Assista no vídeo abaixo aos lances da final do returno do Campeonato Piauiense. Jacaré conquistou taça em casa, mas escalou jogador irregular. Altos garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano e participações na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2017.
Fonte: Globo Esporte