A tocha passará em Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Teresina.
A tocha Olímpica ficará no Piauí da noite do dia 09 até a manhã do dia 11 de março e terá um comboio de cerca de 60 a 80 caminhões, segundo informações do secretário da Representação do Piauí em Brasília, Roberto John.
Roberto John afirmou que na segunda-feira (15) e terça-feira (16) foi feito um roteiro percursor, incluindo cerimonial e a secretaria de governo, a secretaria estadual de cultura e a Fundação de Esportes (Fundespi) e a área de segurança, para acompanhar a tocha. Ela chega ao Piauí no dia 09, na cidade de Parnaíba, vindo de Barroquinha (CE).
“A tocha passará em Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Teresina. Vamos passar para a presidente da república todas as informações, para fazer todo um monitoramento”, declarou Roberto John.
Segundo ele, estão sendo mobilizados atletas e paratletas, representantes dos municípios e da cultura local para carregar a tocha e fazer revezamento durante todo o percurso.
Roberto John disse que está certo que, após Piracuruca, a Tocha Olímpica será levada para o Parque Nacional de Sete Cidades, depois retorna para Piripiri e segue para os demais municípios, até chegar em Teresina. Na capital, ela ficará em vigília e sai pela manhã para a cidade de Palmas (TO).
O governador Wellington Dias está negociando com a presidente da república e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a possibilidade de quando a tocha sair de Teresina rumo a Palmas, parar no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, na intenção de divulgar os pontos turísticos do Estado.
“Todo mundo está mobilizado, a secretaria de educação, segurança, cultura, e também a atenção básica de saúde, para fazer campanha de combate ao Aedes aegypti. Os artistas estão mobilizados e os atletas. Será uma grande festa cívica. Os prefeitos estão fazendo parte deste processo, já escolheram locais de apresentação de artistas e pontos de apoio. Alguns prefeitos vão utilizar o que têm de melhor na cidade para mostrar para o mundo”, disse Roberto John informando que cerca de 192 países vão acompanhar o percurso da tocha através dos meios de comunicação.
John declarou ainda que o evento terá uma estrutura enorme, por isso estão sendo preparados segurança, corpo de bombeiros, ambulâncias, além de carros, carretas dos comboios da tocha e os caminhões dos patrocinadores.
“É uma coisa volumosa. Temos que saber que as carretas vão passar pelas ruas em que a tocha vai percorrer. É toda uma logística muito complexa”, declarou.
Passagem da tocha chamará atenção para pontos turísticos do Piauí
Em Teresina, a passagem está sendo organizada pela prefeitura de Teresina, que vai aproveitar para divulgar os pontos turísticos, como o Encontro dos Rios e a Ponte Estaiada.
Em Campo Maior, um vaqueiro, vestido com sua roupa característica, vai passar pelo revezamento da tocha. A medalhista Sarah Menezes já faz parte da programação nacional da COB, podendo participar no Piauí ou em outro Estado.
Em Parnaíba terá uma programação cultural, com shows e mobilizações dos atletas. Em Piripiri, um deficiente visual, vai passar pelo revezamento das tochas. Ele participa de vários tipos de esportes, como atletismo e ciclismo.
Fonte: Meio Norte