Tráfico de animais: 35 aves silvestres são resgatadas pela PRF em Parnaíba
A Polícia Rodoviária Federal resgatou 35 aves silvestres que estavam sendo transportadas de maneira irregular na manhã da última quinta-feira (10), em um trecho da BR-343, próximo ao Km 33, em Parnaíba. Os animais estavam dentro da cabine de um caminhão, escondidos em sete gaiolas.
De acordo com os policiais, durante uma fiscalização de rotina ao veículo de carga, foi constatado que as aves — todas pertencentes à fauna nativa brasileira — não possuíam qualquer tipo de anilha ou documentação que comprovasse sua origem legal. Isso levantou a suspeita de tráfico de animais silvestres.
O motorista do caminhão relatou aos agentes que havia adquirido os animais no município de Nova Olinda, no Maranhão, por R$ 10 cada. Segundo a legislação ambiental brasileira, a compra, venda e transporte de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental.
As aves foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que será responsável por prestar os cuidados necessários aos animais antes de uma possível reintrodução ao habitat natural.
O condutor do caminhão foi autuado com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e deve responder tanto na esfera administrativa quanto criminal.