O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), quebrou o silêncio na noite desta terça-feira (25), por volta das 23 horas, e se pronunciou sobre a crise política que envolve seu rompimento com a deputada estadual Gracinha Mão Santa e a família Mão Santa. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Emanuel afirmou ter sido ele quem se sentiu traído na relação política.

No pronunciamento, o prefeito reforçou que sua nota anterior não tinha o objetivo de romper alianças, mas sim de estabelecer limites, ressaltando que não aceitaria subordinação ou opressão. Emanuel rebateu as críticas feitas por Gracinha, que o chamou de “Judas” e “traidor”. Segundo ele, a verdadeira traição teria vindo justamente da deputada, que não cumpriu o combinado de “andar lado a lado”.

Francisco Emanuel revelou ainda uma série de problemas internos na gestão municipal, destacando especialmente a questão dos contratos públicos. Segundo ele, contratos que anteriormente custavam determinado valor, neste ano teriam sofrido aumentos injustificados, chegando a duas ou até três vezes mais caros. Diante disso, Emanuel afirmou que tomou medidas imediatas e encaminhou o assunto para o setor jurídico da Prefeitura.

Além disso, o prefeito relatou casos de fornecedores que teriam recebido instruções para não repassar informações a ele e também denunciou situações em que cidadãos foram impedidos de serem atendidos em seu gabinete, mesmo com sua disponibilidade. Emanuel afirmou já ter acionado o setor jurídico da Prefeitura para investigar esses casos.

O prefeito aproveitou para negar categoricamente rumores recentes, classificando-os como “fake news”. Ele desmentiu especulações sobre mudança partidária e supostas reuniões com o governador Rafael Fonteles. Também negou ter ordenado expulsões de comerciantes do Shopping Popular e afirmou que não está organizando qualquer carreata política, embora tenha destacado que movimentos populares são legítimos.

Por fim, Emanuel garantiu estar tranquilo e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade, dizendo que continuará aberto ao diálogo com todos que desejam contribuir positivamente com Parnaíba.

Veja o vídeo com as declarações: