Desde as eleições estaduais ocorridas em 2010 há 15 processos contra o governador Wilson Martins no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Nesta segunda-feira (17), a Corte julgará mais uma ação. Desta vez, o chefe do executivo estadual é suspeito de reincidência na prática de conduta vedada, abuso de poder político e econômico e publicidade institucional vedada.
Do total de ações, sete foram movidas pela coligação “ A Força do Povo” composta pelos partidos (PSDB), DEM, PSC e PPS), quatro pelo Ministério Público Federal (MPF), dois pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nos outros dois processos, os requerentes são a coligação “Por um Piauí Melhor” que era composta pelos partidos: PTB, PDT, PP, PRTB, PT, PTdoB, PHS e PTC, e José Avelar Pereira Castro – que também disputou a cadeira de governador do Piauí em 2010.
Na maioria dos processos, Wilson Martins é suspeito de capacitação ilícita de sufrágio, conduta vedada a gestor público, propaganda irregular, gastos ilícitos de recursos e abuso de poder público. Em algumas ações, os solicitantes pedem a cassação do registro do governador, além de ajuizamento de multa.
Até sexta-feira (14), o TRE-PI havia julgado dez dos quinze processos e, em todas as ações o governador Wilson Martins foi absolvido das acusações.
Fonte: G1