Tribunal de Contas fará acompanhamento da transição e treinará novos gestores
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Corte de Contas vai implantar as transições no quesito acompanhamento em todos os municípios do Estado. O TCE-PI vai fazer um grande treinamento no mês de janeiro para as novas equipes das prefeituras para que saibam como atuar no quesito da prestação de contas. Sendo esta uma ação para que as equipes de transição não sejam alvo de dificuldades quanto aos levantamentos ou endividamentos, como a não disponibilização de relatórios e chamar lista de concursados.
Os gestores que agirem de má fé terão reprovação de contas, imputação de danos, abertura de inquéritos por parte do Ministério Público e das polícias, para apurar crimes contra a administração pública e, até mesmo, a inelegibilidade.
A preparação das equipes técnicas dos municípios, em janeiro, vai contar com formação nas áreas de licitação, contratação, acompanhamento da folha de pessoal e de pagamento, para a melhor compreensão de como deve funcionar o processo de prestação de contas.
Com informações do TCE-PI