O Juizado Especial Cível e Criminal de Parnaíba e a Fazenda Pública da Comarca de Parnaíba retomou ao prédio na Avenida de São Sebastião, bairro de Fátima, após readequação e reestruturação pelo Tribunal de Justiça do Piauí. O prédio foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (14/11) em cerimônia solene com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; o supervisor geral dos Juizados Especiais, o desembargador Aderson Nogueira; o juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Parnaíba, Max Paulo de Alcântara. Com as novas instalações e readequações, a proposta é a maior aproximação da justiça com as pessoas.

Em Parnaíba, em torno de 50% das demandas são ajuizadas no Juizado Especial e não há processos de mais cem dias aguardando. Segundo o juiz Max Paulo, junto a sua equipe, conseguiram redução significativa da demanda acumulada com a reorganização dos processos o que garantiu, por exemplo, a redução em dois anos de nove mil processos para cinco mil.

Segundo o Hilo Almeida é prioridade o Justo Acesso, que é um projeto de inclusão dos cidadãos aos serviços judiciários no Piauí, é prioridade; bem como, a inclusão digital que tem acelerado o andamento da Justiça.

A disponibilidade novamente do Juizado Especial de Parnaíba neste endereço é uma proposta do Tribunal de Justiça de colocar também a justiça mais próxima da população. A universalização da justiça; portanto, a inclusão, de todos os cidadãos aos serviços judiciários, é o farol que norteia o progresso da justiça através de comunicação mais simples que vem sendo alcançada.