O Tribunal de Justiça do Piauí negou o pedido de alvará de soltura impetrado pela defesa do ex-Coronel José Viriato Correia Lima. O pedido se referia ao caso Safanelli, que foi julgado no último dia 30 de setembro, onde Correia Lima foi condenado a 23 anos de prisão.
O pedido foi negado pelo desembargador Erivan Lopes, que indeferiu a liminar de soltura, concordando com a decretação da prisão do ex-Coronel. O desembargador acatou a decisão da Juíza Maria Evani Vasconcelos, da 1° Vara Criminal de Parnaíba, que na sentença alegou necessária a prisão de Correia Lima, para garantir a ordem pública, visto que, em liberdade, o réu poderá vir a vitimar outras pessoas.
Segundo a defesa o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia concedido habeas corpus para que Correia Lima aguardasse o julgamento em liberdade, e que a decisão tomada em outubro de 2008, só foi cumprida em dezembro daquele ano. A defesa, ainda, alega que a prisão foi dada sem fundamentação, por isso necessária a liberdade do réu.
O ex-Coronel Correia Lima foi condenado pelo Tribunal do Júri no dia 30 de setembro deste ano, a 23 anos e 7 meses de prisão, por ser o mandante do assassinato do policial Leandro Safanelli.
Fonte: Portal AZ