O Jornal da Parnaíba, ao longo de sua história, já recebeu inúmeras reclamações, ou através de e-mail’s, ou por telefone para a redação, sobre o a Lagoa do Sobradinho no município de Luis Correia (PI). A maioria dos reclamantes são turistas que visitaram aquela lagoa pela primeira vez.
A Lagoa do Sobradinho, um verdadeiro cartão postal do litoral piauiense, que já serviu de cenário para novela da Rede Globo de Televisão, sempre foi abandonada pelo poder público, municipal, estadual e federal. A única benfeitoria foi a pavimentação asfáltica de acesso, realizada ainda no governo de Mão Santa, mas que encontra-se deteriorada pelos anos de abandono.
Mas a maior reclamação dos visitantes é a falta de limpeza nas margens, os animais soltos,inclusive porcos fuçando a beira da lagoa, a falta de uma boa culinária a base de frutos do mar, afastando o turista, que sem condições de permanecer ali, apenas olha, fotografa e procura logo outro local para gastar com alimentação, bebidas, artesanato, lembrancinhas, e outros. Tudo isto poderia ficar como renda para os nativos do Sobradinho.
Outra reclamação é que para atravessar um pequeno curso d’água para poder se deleitar e compartilhar das belezas das dunas o visitante encontra estacas enfiadas dentro d’água deixando os desavisados correndo risco de um acidente. Verdadeiro absurdo, uma espécie de cerca dentro da lagoa, como se os recursos naturais desta espécie pudessem ser propriedades privadas. Onde estão os órgãos que cuidam do meio ambiente? E os ambientalistas? E os gestores do município? E você cidadão?
Por tudo isto, faz-se necessário a gestão do poder público junto a comunidade, para uma melhor conscientização por parte da população daquela localidade, que precisa entender que se a lagoa for bem cuidada, com um visual atrativo, sem porcos atrapalhando o banho dos turistas, com bares e restaurantes apresentando uma boa culinária, a população ganha com a renda que obviamente irá trazer para a localidade. Onde estão as lideranças políticas do Sobradinho que não se manifestam? Que não procuram soluções? Que não levam propostas para o poder executivo fazer sua parte? Onde estão os vereadores que se elegeram com votos daquele povo sofrido?
Fonte: Jornal da Parnaíba