O trabalho foi realizado por 33 alunos do 5º bloco, auxiliado por três monitores do 7º bloco e coordenado pela professora Márcia Parente (Foto: Reprodução)
O trabalho foi realizado por 33 alunos do 5º bloco, auxiliado por três monitores do 7º bloco e coordenado pela professora Márcia Parente (Foto: Reprodução)

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, nos dias 13 a 15 de junho, um trabalho de campo no litoral piauiense, com alunos do curso de Biologia do campus Torquato Neto.

O trabalho foi realizado por 33 alunos do 5º bloco, auxiliado por três monitores do 7º bloco e coordenado pela professora doutora Márcia Percília Parente, que também é coordenadora do curso de Biologia da Uespi, campus Torquato Neto.

De acordo com Márcia Parente, o objetivo do trabalho de campo é contribuir com o ensino da disciplina Biologia das Criptógamas. “O principal intuito foi promover interação entre teoria e prática e dar mais subsídios aos alunos, especialmente para estudarmos os problemas relacionados à ficologia no Nordeste”, relatou. No trabalho, os alunos realizaram coleta, fixação, preservação e identificação de espécies de macroalgas marinhas.

Uma das alunas participantes, Denyse Guimarães, destaca a importância do trabalho: “Nós pudemos conhecer a diversidade de espécies do litoral piauiense e ver, na prática, o que era estudado na sala, através da identificação e coleta de algas pluricelulares rodófitas, feófitas e clorófitas”.

Para a professora Márcia, os alunos percorreram um roteiro de coletas em várias praias do litoral, realizando também uma excursão ao Delta do Rio Parnaíba. “Além de auxiliar no ensino, também desperta no aluno a consciência ecológica e ajuda a manter o interesse pelo curso”, destacou.

Fonte: CCom