O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto Pereira, informou que se encontra na mesa do governador Wilson Martins o documento que libera a nomeação dos 75 professores classificados no último concurso da instituição.
De acordo com ele, o governador deve assinar as nomeações até o final desse mês. “[As nomeações] estão na mesa do governador. Devem ser feita até o final do mês”, afirmou.
O concurso público realizado pela instituição de ensino ocorreu no ano de 2011, inicialmente para o preenchimento de 240 vagas, mas de acordo com a administração da universidade, já foram nomeados pelo menos 250 classificados.
Uma comissão formada por professores classificados no concurso divulgou uma carta aberta ao governador do Estado e ao povo piauiense reclamando da demora na nomeação e solicitando um posicionamento concreto do Governo, já que, de acordo com eles, várias vezes já foi divulgado que o Estado iria nomear os classificados, o que ainda não aconteceu.
Eles também criticam a realização de teste seletivo para contratação de professor temporário pela Uespi. “Enquanto nos ‘torturam’, fazendo-nos esperar por uma nomeação que nunca acontece, a reitoria e o Governo do Estado insistem em realizar concursos para contratar de forma precária professores substitutos/temporários, bem como renovar os contratos de professores provisórios já existentes, ignorando, dessa forma, uma lista de docentes aprovados no concurso para efetivo”, diz a nota.
Fonte: P. O Dia