Campus da UESPI e da UFPI de Parnaíba (Foto: Divulgação)

A Folha divulgou um rankigng das universidades brasileiras na manhã desta segunda-feira (03). Os dados reunidos ao longo de oito meses, se baseiam em publicaçõe acadêmicas e questionários do Datafolha, que ouviu centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos para compor o RUF (Ranking Universitário Folha).

Nele estão representadas 191 universidades -que operam com pesquisa, ensino e extensão- mais 41 centros universitários ou faculdades, dedicados sobretudo ao ensino e onde há pouca pesquisa. As duas universidades públicas do Piauí são citadas no ranking, mas não conseguiram bons índices diante as demais no país.

A Universidade Federal do Piauí é a melhor colocada entre as piauienses. Mesmo com índice de qualidade de ensino avaliado como 0, que tem peso de 0 a 55 pontos, a UFPI teve seu índice de qualidade de ensino estipulado em 35,46, também de peso 0 a 55.

Com peso de 0 a 20, o valor de mercado da UFPI, baseado em entrevistas com 1.212 diretores e profissionais responsáveis pelos recursos humanos das empresas e instituições, ficou definido como 9,74. E seu indicador de inovação, ficou no valor de 2,5, este avaliado com peso de 0 a 5 pontos. A nota total da instituição 47,7.

Já a Universidade Estadual do Piauí ficou bem abaixo no ranking, ocupando o 143º lugar, de 188 posições. Também com índice de qualidade de ensino 0, a UESPI teve sua qualidade de pesquisa avaliada em 11,47. A avaliação de mercado com índice de 6, e indicador de inovação em 0, totalizando a nota final de 17,47.

ENTENDA O RUF ( RANKING UNIVERSIÁRIO FOLHA)

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma listagem inédita das universidades? brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

Os indicadores que compõem a fórmula do RUF:

– Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo?. Peso: 0 a 55 pontos

– Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq?, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

– Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos

– Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes? por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos

Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades?, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização? demais formas de organização de instituições de ensino.

O ranking geral conta com 191 universidades? distribuídas em 188 posições porque houve alguns empates.

VEJA ABAIXO O RANKING COMPLETO DAS UNIVERSIDADES

Fonte: 180 Graus