O Laboratório de Neurofísica (LANF) da UFPI, o Conselho Estadual da OBR-Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso realizam nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2017 a 2º Edição da ArtTRON (Atividade de Integração entre Tecnologia, Cultura e Arte), evento que une Tecnologia e Arte, gerando assim, discussões sobre essas abordagens.
O ArtTron 2017 ocorre no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, com solenidade de abertura às 18 horas da quarta-feira (13/09) no auditório da universidade. O evento aposta no diálogo interdisciplinar entre arte e tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens.
Surge como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais. Com a temática voltada ao campo da tecnologia, a programação contemplará três palestras sobre tecnologia e suas aplicações regionais com participação de palestrantes de renome:
– Dia 13/09 às 18h: Palestra I – Ney Paranaguá de Carvalho Tema: “Como a tecnologia está construindo uma ruptura na sociedade”
– Dia 14/09 às 8h Palestra II – Francisco Marcelino Tema: “Crown Brawl – desde a Global Game Jam até a ImagineCup”
– Dia 15/09 às 8h Palestra III – Marcelo Mesquita Silva Tema: “Fell The future – Você está preparado para o futuro sem empregos?”
A principal atratividade da programação tecnológica será a competição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que selecionará durante os dias 24 a 16 de setembro, sexta a domingo, equipes para representar o Piauí na competição nacional, que ocorre em Curitiba-PR de 07 a 11 de novembro de 2017.
A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental, médio ou técnico, de qualquer cidade do país. A participação dos estudantes é gratuita.
Etapas
A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Na modalidade teórica, há aplicação de prova escrita em todas as escolas participantes. Já na modalidade prática, que ocorre durante as seletivas estaduais/regionais e também na grande final nacional, os alunos, organizados em equipes, têm de construir robôs que desempenhem tarefas determinadas pela OBR.
Aberta as Inscrições
Acesse o nosso Site http://arttron.lanfpi.com/ e participe!
Robótica na UFPI
O (LANF) Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de auto desempenho, como, por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós-graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO.
Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxiliar o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC.
Fonte: ASCOM