Professores e servidores da Universidade Federal do Piauí estão, na manhã desta quinta-feira (11/08), em frente a entrada da instituição, após paralisar suas atividades. A categoria irá decidir, em assembleia, se iniciam uma greve.
As principais reivindicações são contra a PEC 241/16, que trata sobre o teto dos servidores públicos; PL 257/16 que trata de medidas para reequilíbrio fiscal dosestados e do Distrito Federal e a PL 4567/16, que não diz respeito à educação, mas de tirar a preferência da Petrobrás de atuar como único operador de petróleo no país. As duas primeiras medidas são do Governo Federal e a última é do senador, José Serra (PSDB).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) as medidas irão prejudicar as universidade, causando o corte de mais de 50% das verbas para educação superior.
Outra crítica é com o “desmonte do serviço público” com a definição de um teto para as despesas da União e dos Estados. Para o Sintufpi, as medidas irão congelar os investimentos em políticas públicas.
Fonte: 180graus