Une propõe reforma universitária através da base estudantil. Foto: Daniel Santos

O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, a UNE, realizou um encontro para propor uma reforma universitária a partir da base estudantil. Entre as ações está a inserção do jovem na vida política da universidade. 

Propor uma reforma universitária está na prioridade da União Nacional dos Estudantes, a UNE, que realizou uma reunião na noite de quinta-feira (29) com estudantes no auditório da Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba, com seu vice-presidente Jonatas Moreth.

O objetivo do encontro, que vem sendo realizado no Brasil, é efetuar uma reorganização de base dos estudantes. No entanto, a universidade que sediou o encontro, não autorizou a liberação dos alunos para participar do evento. O que seria interpretado como boicote. A reunião foi tímida. 

Segundo o vice-presidente da UNE, Jonatas Moreth, inserir os estudantes na vida política dentro da universidade, como forma de apresentar uma proposta de reforma universitária partindo de baixo para cima, é a estratégia da União Nacional dos Estudantes. O fim a ser atingido é uma universidade pública democrática e popular.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a entidade estudantil mais relevante do país e que busca fomentar temas políticos e sociais para melhorar a qualidade do ensino; tendo como visão a Instituição de Ensino Superior como uma organização que não se limita aos muros da universidade. 

A entidade representativa dos estudantes busca debater os problemas e propor soluções. A prioridade neste momento é buscar maior representatividade nos diretórios acadêmicos de todo o Brasil. Em Parnaíba, foi implantada a proposta, embora para um número reduzido.