UFPI, campus de Parnaíba-PI

Começa na segunda-feira (6) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que neste primeiro semestre disponibilizará 171.756 vagas para 115 instituições de ensino superior e tecnológico em todo o país. Somente no Piauí serão ofertadas 8.675 vagas distribuídas entre a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi).

Ao todo 4.731 cursos estarão disponíveis aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2013, sendo estes 108 na Uespi, 79 para a UFPI e 30 cursos no Ifpi. Com maior número de vagas do estado, apesar da diminuição na quantidade de cursos, a Universidade Estadual do Piauí oferecerá 3.950 para os 14 campi da instituição localizado nos municípios de Picos, Teresina, Floriano, Parnaíba, Bom Jesus, União, Uruçuí, Barras, Oeiras, Piripiri, Corrente, São Raimundo Nonato, Campo Maior.

Em entrevista ao G1, o coordenador da Pró-reitoria de Ensino da Uespi, Francisco Soares, explicou que problemas na estrutura nos campi de Floriano e Picos fizeram com que cinco cursos não disponibilizasse vagas para este ano. “Isto não quer dizer que estes cursos vão deixar de existir, apenas não ofertaremos vagas para eles este ano, até que a situação seja regularizada”, disse.

Já na Universidade Federal do Piauí serão oferecidas 3.550 vagas nos cursos de graduação nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. No Campus Ministro Petrônio Portela em Teresina, estão sendo ofertadas 2.124 vagas em cursos das várias áreas da ciência. Em Parnaíba são 556 vagas distribuídas nos cursos de administração, biomedicina, ciências contábeis, fisioterapia, turismo, psicologia, matemática entre outros. Em Picos, são 450 vagas para os cursos de nutrição, enfermagem, administração, história, matemática, letras-português, ciências biológicas e sistemas de informação. Para o campus de Bom Jesus são 250 vagas em zootecnia, engenharia florestal, engenharia agronômica e medicina veterinária. Floriano conta com 170 vagas distribuídas nos cursos de administração, enfermagem, ciências biológicas e pegadogia.

Para o Instituto Federal do Piauí foram disponibilizadas 1175 vagas nos cursos de graduação e de tecnologia, nos campi de Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus. De acordo com o chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPI, Robson Alves da Silva, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vagas. “Durante o período de inscrições, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas”, explicou.

A nota do Enem também serve para outros programas do governo federal, como o de cursos do ensino técnico (Sisutec), de bolsas de estudos em universidades particulares (Prouni), financiamento estudantil (Fies) e intercâmbio no exterior (Ciência sem Fronteiras).

Sisu 2014

Nesta edição, a única nota válida no Sisu é a do Enem 2013, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na prova de redação. Pelo menos 25% das vagas do sistema precisam ser reservadas, por lei, a alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre segunda-feira (6) e as 23h59 da próxima sexta-feira (10) o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Resultados

No dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Fonte: G1