Preocupado com a pouca ou nenhuma produção audiovisual sobre a história de Parnaíba, Nailton da Silva Rodrigues, estudante do curso de História no campus Alves de Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí, acredita que o momento comporta a produção e realização de documentários.

 

Com a experiência de quem no terceiro ano do ensino médio em 2019 fez o documentário Brasil, País de Cotas, na Unidade Escolar Edson da Paz Cunha e considerado o melhor entre os trabalhos apresentados, Nailton Rodrigues diz que há necessidade de se fazerem mais documentários sobre a história da construção social, econômica e cívica de Parnaíba.

 

 

Ainda segundo o hoje universitário Nailton Rodrigues, este material de divulgação da cidade feito em audiovisual deve ficar além dos livros. Seria uma forma de alavancar o interesse coletivo e minimizar o preconceito que se faz sobre a cidade e seus protagonistas históricos.

 

 

Medalhista de prata e de bronze na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa em 2016, na categoria crônicas, Nailton Rodrigues gosta de poesia e escreve regularmente para o portal Opiaguionline.  Sobre a vida escolar, ainda não decidiu, mas pensa em trocar o curso de História pelo de Psicologia.  Sobre o documentário, diz que é uma ideia. “E eu buscarei fazer com que aconteça”, concluiu.