Uso de fogos de artifício requer cuidados para evitar acidentes e queimaduras
Um mercado sazonal de destaque em junho é o da venda de fogos de artifícios. São recursos quem embelezam festas pela beleza de suas cores; mas que precisam de cuidados ao manusear, para evitar acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar faz recomendações para reduzir perigos e manter a diversão.
“A gente recomenda sempre ler as instruções no rótulo das embalagens e sempre comprar em locais que sejam certificados pelo Inmetro, a gente recomenda sempre que as pessoas não façam uso de bebida alcoólica antes de soltar fogos, sempre soltar em locais abertos e não próximo onde há grande concentração de público”, recomendou Francisco Santos, tenente do Corpo de Bombeiros Militar.
Os fogos de artifícios estão sendo fabricados com mais recursos de segurança e passam por vistorias do Exército Brasileiro como um dos critérios. É importante a ciência de todo o manuseio do equipamento ou mesmo dos famosos traques. “As fábricas procuraram estar constantemente melhorando a questão da segurança”, afirmou o gerente de vendas José Aselmo.
Para que diversão não vire tragédia é importante procurar locais organizados e que disponham também de orientação para os clientes. É importante não reutilizar os fogos que tenham falhado; nem apontar em direção de outras pessoas; não soltar fogos em via pública ou mesmo transportar fogos nos bolsos. Todo cuidado é importante para que diversão não vire tragédia.