Vacinação contra a covid-19 nos postos de saúde requer agendamento
As vacinações contra a Covid-19 para idosos estão acontecendo também nos postos de saúde estratégicos; no entanto, como cada frasco contém 10 doses, é interessante o agendamento para que dez pessoas possam ser vacinadas em breve tempo; pois a vacina é preciosa e não pode haver desperdício.
Segundo Charles Lima, coordenador de Imunização de Parnaíba, a maneira como as vacinas estão sendo disponibilizadas pelos laboratórios do Brasil, dez doses por frasco, dificulta a vacinação; pois requer logística diferenciada; já que há grande preocupação em evitar desperdícios e assegurar a total utilização dos imunizantes.
Uma vez utilizado o frasco, isso pode comprometer o imunizante que deve ser utilizado em sua totalidade o quanto antes. Há um limite máximo de seis horas para que o imunizante seja todo utilizado. Diante disso, a estratégia de agendamento se faz importante e as pessoas podem procurar os postos de saúde em que a vacinação da Covid-19 está sendo aplicada. Os postos são Chico Beto, Samaritana, Ilha Grande, Nova Parnaíba, Joaz Souza e João XXIII.
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPAr, continua com esta modalidade drive-thru de vacinação, inclusive está na aplicação da segunda dose de pessoas de mais de noventa anos ou mais. As doses estão mais descentralizadas, o que requer agendamento. Referente às pessoas acamadas ou com outras limitações que impossibilitem sua locomoção, o agendamento deve ser feito junto ao Agente Comunitário de Saúde de seu bairro e uma equipe vai até o endereço para vacinar a pessoa do grupo prioritário de vacinações.