No Piauí, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite instituída pelo Ministério da Saúde acontecerá de 8 a 21 de junho. Na manhã desta terça-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde através da Coordenação Estadual de Imunização reuniu profissionais da saúde dos municípios jurisdicionados a IV Coordenação Regional, para uma reunião técnica de mobilização da campanha.
O encontro foi presidido pela coordenadora Estadual de Imunização, Doralice Rodrigues Costa, que apresentou o objetivo, as metas e estratégias da campanha e destacou a importância da vacinação contra pólio. “Embora a poliomielite esteja erradicada no Brasil, não podemos descuidar. Por isso, precisamos reforçar que vacinar ainda é a forma mais eficaz e segura de garantir o bem-estar da criança”, disse.
Doralice acrescentou que é de grande importância a colaboração de todos profissionais para ajudar na mobilização de pais, mães e responsáveis e vacinar as crianças menores de cinco anos. “Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina”, enfatiza.
De acordo com a enfermeira da IV CRS, Danielle Cronemberger, essa mobilização é muito importante para que os profissionais estejam empenhados na campanha. “No dia “D” é importante que os enfermeiros e ou coordenadores participem juntamente com toda a equipe para fortalecer o trabalho” disse.
Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire graves lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.