A Vara do Trabalho de Parnaíba recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita de correição conduzida pelo representante da presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22). A ação faz parte de um procedimento de rotina que tem como objetivo avaliar o funcionamento das unidades, considerando aspectos como produtividade, qualidade do atendimento e boas práticas administrativas.

Um dos pontos de destaque foi a ferramenta digital de atendimento híbrido utilizada pela Vara, que tem permitido maior eficiência e acessibilidade nos serviços prestados à população.

Durante a visita, servidores, advogados e representantes da Justiça do Trabalho tiveram a oportunidade de apresentar demandas e compartilhar experiências.

O desembargador Manoel Edilson Cardoso, que conduziu a correição, destacou o equilíbrio entre inovação tecnológica e o contato humano no serviço judiciário.

“O olho no olho do jurisdicionado, do advogado, com o juiz e os servidores ainda é essencial. Nós temos que parabenizar o trabalho que vem sendo feito na Vara de Parnaíba, que tem obtido excelentes resultados. O juiz responsável por esse processo de inovação vem sendo elogiado em todo o país, e outros tribunais já estão adotando esse modelo”, afirmou.

O juiz do Trabalho José Carlos Vilanova ressaltou que a correição representa um momento de alinhamento e aprimoramento dos serviços oferecidos à sociedade.

“A partir da pandemia, sentimos a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento da Vara. A chamada Vara Eletrônica é fruto dessa evolução, pois permite que toda a estrutura opere em uma plataforma digital. Com isso, conseguimos realizar audiências simultâneas, dar mais celeridade aos processos e facilitar o trabalho dos advogados”, explicou o magistrado.

Já o diretor da Vara do Trabalho de Parnaíba, Carlos Nogueira, reforçou que o uso da tecnologia tem colocado o município em evidência no cenário nacional.

“Essa ferramenta nasceu durante a pandemia, quando foi preciso se reinventar para que a Justiça não parasse. Hoje, ela facilita o trabalho dos advogados, que podem ser atendidos de seus escritórios, e também melhora a produtividade interna. Parnaíba se tornou referência por esse modelo híbrido de atendimento”, pontuou.

A correição também marcou um momento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe local e ao avanço da Justiça do Trabalho rumo à eficiência, à inclusão digital e a um atendimento cada vez mais humanizado à população.