O atraso de 1h15 para o início da partida por conta de uma chuva que deixou gramado, vestiários e arredores de São Januário alagados já mostrava que o Vasco x Santos deste domingo seria dramático para os cruzmaltinos. O resultado positivo de rivais diretos na rodada e as boas chances dos santistas aumentaram a apreensão. Ainda assim, com um gol de Nenê de pênalti, os vascaínos venceram por 1 a 0 e seguem vivos no Campeonato Brasileiro.
Com o resultado positivo nesta 37ª rodada, o Vasco alcançou 40 pontos e chega à jornada final do torneio, no próximo domingo, ainda com chances de escapar do temido rebaixamento. Para isso, no entanto, precisará praticamente de um “milagre”: vencer o Coritiba no estádio Couto Pereira e torcer por tropeços (empate ou derrota) de Avaí – encara o Corinthians – e Figueirense – enfrenta o Fluminense.
Já o Santos, que atuou com uma formação reserva ficou estacionado nos 55 pontos e viu se encerrar qualquer chance de brigar por uma vaga na Copa Libertadores através do Brasileiro. A equipe agora volta suas atenções para a grande decisão da Copa do Brasil, na próxima quarta, contra o Palmeiras. No duelo de ida, vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro.
Apesar do campo bastante molhado e pesado em alguns pontos, Vasco e Santos não mostraram qualquer tipo de cautela no início do jogo. Os dois times aceleraram o ritmo e partiram para cima, com os paulistas assustando os donos da casa e obrigando Martín Silva a fazer boas defesas para manter o placar zerado nos primeiros minutos. Pressionado pela situação na tabela, os cariocas se lançavam ao ataque, mas ansiedade comprometia o último toque – Jorge Henrique e Nenê perderam grandes chances. Até que um pênalti cometido pelo goleiro Vanderlei deixou a situação dos mandantes mais tranquila: Nenê cobrou e fez 1 a 0.
No segundo tempo, com um gramado mais pesado, o ritmo dos dois times não foi o mesmo. Melhor para o Vasco, que se preocupava em segurar a vitória parcial. O time carioca ainda se lançava ao ataque em alguns momentos, mas a prioridade era conter os avanços dos santistas, que não se entregavam e dominavam. O final de jogo ganhou contornos dramáticos, a partir do momento que um empate rebaixaria os vascaínos, mas a equipe mandante se segurou como pôde até o apito final e se manteve vivo no Brasileiro.
Muita água. A chuva torrencial mudou o cenário do jogo. Além de atrasar o jogo em 1h15, deixou o gramado muito pesado e alagou os vestiários e túneis de acesso ao campo. Com isso, muitos improvisos e até uma cena curiosa: jogadores do Vasco passando no meio da torcida em um caminho alternativo para chegar ao gramado
Novo ídolo? Nenê ratificou sua condição de maior destaque do Vasco nesta luta desesperada contra a queda para a Série B. Além do gol após sofrer o pênalti, comandou o time e conseguiu segurar mais um jogo sem cartão amarelo – estava pendurado e poderia desfalcar o Cruzmaltino na rodada decisiva
Uruguai salva novamente. Se Nenê comandou o ataque, Martín Silva tratou de tomar conta lá atrás para os vascaínos. O goleiro uruguaio fez pelo menos três grandes defesas e evitou um rebaixamento precoce neste domingo.
Fonte: Meio Norte