No confronto de Rubro-Negros, o Flamengo derrotou o Vitória por 2 a 0, na chuvosa noite desta quarta-feira, no Maracanã. Hernane, que jogou na vaga de Marcelo Moreno, convocado para a seleção boliviana, fez os dois gols do triunfo carioca, que foi válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os tentos, o atacante, artilheiro do Fla em 2013, chegou à marca de 20 gols nesta temporada. O gol do Vitória foi de Juan, ex-jogador do time da Gávea, no fim da partida.

Graças ao Brocador, o Fla encerrou uma sequência de quatro partidas sem vencer e chegou à 12ª posição, com 22 pontos. Já a equipe baiana, que teve a estreia do técnico Ney Franco, segue estacionada na décima colocação, com o mesmo número de pontos do rival desta noite.

Na próxima rodada, os comandados de Mano Menezes vão a Belo Horizonte (MG), onde enfrentam o Cruzeiro, no domingo, às 16h, no Mineirão. Já o Vitória recebe o Atlético-MG, sábado, ás 18h30, no Barradão.

HERNANE BRILHA E DÁ VANTAGEM AO FLA

A partida começou com o Vitória errando muitos passes. Por conta disso, o primeiro lance perigoso foi do time da A resposta da equipe baiana, que não demorou muito para acontecer, foi ocasionada também por um erro de passe do adversário, aos 11. Luiz Antonio entregou a bola de graça para Renato Cajá, que fez ótima enfiada para Alemão. Com calma, o centroavante rolou para Max Bianchucci. O argentino, que entrava em velocidade na área, teve o chute abafado por Felipe.

Com o ímpeto ofensivo superior ao do Vitória, o Flamengo concentrava a maioria dos ataques no jovem Rafinha, que, pelo lado direito, levou perigo duas vezes à defesa adversária antes dos 20 minutos. Embora o jovem fosse a válvula de escape de Mano menezes, foi pelo lado esquerdo que o Rubro-Negro carioca abriu o placar. Aos 23, Elias, sempre ele, fez ótima assistência para Hernane, que, com tranquilidade, tocou por cima do goleiro: 1 a 0.

A partir daí, a partida ficou muito morna. O Fla dependia de lampejos de Elias para criar alguma situação de perigo. Já o time baiano, refém de Renato cajá, praticamente não ameaçava o gol de Felipe. Em meio a este cenário improduvito, foi Hernane que voltou a dar brilho à partida. Aos 43, Gabriel cobrou escanteio pela esquerda, na cabeça do Brocador, que estou a bola no ângulo esquerdo de Wilson, ampliando o placar.

SEGUNDA ETAPA SEM EMOÇÃO E SEM GOLS

O segundo tempo começou com uma alteração forçada no time de Mano Menezes. Como Chicão sentiu dores – ainda não especificadas -, o treinador do Fla colocou Diego Silva, trazendo o jovem Samir, que fazia o papel de lateral-esquerdo, para zaga.

Com a alteração no Fla, foi o Vitória que começou ameaçando. Logo no primeiro minuto, Maxi Biancucchi apareceu pela direita e cruzou, colocando Felipe para fazer defesa. A resposta do Flamengo, porém, foi imediata. Rafinha, em velocidade, cruzou para Hernane, que foi atrapalhado por Victor Ramos na hora do chute.

O segundo ataque da equipe carioca aconteceu novamente por conta da entrosada dupla de ataque, aos 17 minutos. Em descida pela direita, Rafinha levantou a cabeça e cruzou para o camisa 9, que se antecipou à zaga, mas acabou testando a bola por cima do gol.

À medida que o tempo ia passando, Ney Franco fazia alterações no Rubro-Negro baiano. Antes dos 25, Marquinhos e Dinei já haviam entrado no time, nas vagas de Luís Alberto e Alemão, respectivamente. A produtividade do Vitória aumentou, mas não chegava a criar angústia na torcida flamenguista.

Aos 28 minutos, a jogada mais bonita do ataque visitante foi criada. Renato Cajá lançou Dinei, que, de peito, ajeitou para Maxi Bianchucci. O primo de Messi bateu de primeira, para boa defesa de Felipe. Após essa jogada, Cajá, o jogador mais lúcido do Vitória, deixou o gramado para a entrada de Leilson.

Com o jogo se caminhando para o fim e o aumento da chuva, o Flamengo passou a tocar a bola no ataque para administrar o resultado. Aos 46, Juan, ex-jogador do Fla, fez um belo gol de perna esquerda. Mas, para a sorte do time de Mano, não havia mais tempo para o empate: 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 X 1 VITÓRIA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data-Hora: 4/9/2013 – 19h30

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)

Renda/Público: R$ 413.625,00/ 10.312 pagantes.

Cartão amarelo: Samir, André Santos, Hernane (FLA); Maxi Bianchucci (VIT)

Cartões vermelhos:

Gols: Hernane, aos 23’/1ºT (1-0); Hernane, aos 43’/1ºT (2-0), Juan, aos 46’/2ºT (2-1)

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Chicão (Diego Silva, intervalo), Wallace e Samir; Luiz Antonio, Elias, André Santos e Gabriel (Bruninho, aos 38’/2ºT); Rafinha (Paulinho, aos 29’/2ºT) e Hernane. Técnico: Mano Menezes.

VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Fabrício e Juan; Michel, Luís Alberto (Marquinhos, aos 10’/2°T), Cáceres e Renato Cajá (Leilson, aos 30’/2ºT); Maxi Bianchucci e Alemão (Dinei, aos 23’/2ºT). Técnico: Ney Franco.

Fonte: Extra