Todo final de ano você faz uma lista de promessas para cumpri-las no ano seguinte mas não consegue por em prática nem metade do que definiu? Então chegou a hora de repensar suas atitudes e buscar alcançá-las, da maneira correta.

 

Um passo importante nesse processo é a autoavaliação. Como foi seu ano de 2021? Dos objetivos definidos você conseguiu alcançar todos, alguns ou nenhum? Avaliar e planejar o ano que está por vir é um processo que precisa ser feito e só você pode fazer.

 

Para ajudar a se planejar e organizar melhor, selecionamos quatro dicas infalíveis para você conseguir tirar seus desejos do papel e cumpri-las ao longo de todo o ano.

 

1) Defina o que você quer realizar

Quais são os seus objetivos para 2022? Normalmente são muitos os nossos desejos, mas é preciso, antes de tudo compreender o que você quer. Esse é o momento que você anota em um papel (ou no seu smartphone) quais os seus desejos realizáveis para o ano que está por vir. Trocar de carro? Emagrecer? Passar em um concurso?

 

Importante que o objetivo seja algo real, alcançável, portanto, é importante ser racional nesse momento, afinal, às vezes os nossos desejos são impraticáveis diante da nossa rotina e colocar uma meta muito difícil pode provocar estresse e até frustração, o que contribui para desistir no meio do caminho antes mesmo de alcançar o resultado tão desejado.

 

Nesse momento também é importante definir as prioridades. Não adianta listar uma série de objetivos e querer realizar todos ao mesmo tempo sendo que no final das contas, você sabe que não conseguirá cumprir nem metade.

 

2) Estabeleça metas para cada objetivo

Depois de definidos os objetivos, chegou a hora de detalhar o máximo possível. Por exemplo, se o desejo nº 1 é trocar de carro, defina quanto você precisa para isso, qual prazo, o que precisa fazer para alcançar esse resultado e inclua as ações na sua rotina.

 

Se o objetivo é emagrecer, então defina o que você precisa para chegar ao seu ideal. E o mais importante: programe-se para isso. Quer perder 10 quilos? Agende com os profissionais especializados, inclua atividade física na sua rotina, adeque sua alimentação, etc.

 

3) Divida o objetivo em etapas

O cérebro humano trabalha muito melhor depois que visualiza as coisas, sendo um incentivo para alcançar o resultado.  Por isso é muito importante desmembrar um grande objetivo em pequenas metas realizáveis. Defina pequenas metas por mês, semanas ou até por dia. Por exemplo, se o objetivo é ter dinheiro para as férias de dezembro, então defina um valor necessário, divida o valor por mês e todos os meses até o prazo final, separe aquele valor para a viagem de férias.

 

Definir os prazos é fundamental. Afinal, um objetivo só se torna uma meta quando você define as estratégias para alcancá-lo, ou seja, o que você quer, como você vai fazer para alcançar o que você quer e definir um prazo para aquilo.

 

4) Mantenha-se disciplinado e determinado

Para alcançar qualquer meta ou objetivo, você precisa realmente querer atingi-lo. Portanto, mantenha sua força de vontade sempre firme. Se algo deu errado, ajuste suas metas, em vez de se desmotivar.

 

Um ano bom não acontece magicamente, ele é resultado de nossos esforços. Portanto, trabalhe duro para que isso aconteça. É muito importante estar sempre de olho em suas metas, justamente para saber se está perdendo o foco ou se está caminhando rumo à realização delas.

 

Dessa forma, um passo importante no processo de conquista de suas metas é o acompanhamento periódico. Defina formas para avaliar se está indo bem, se precisa melhorar. A autoavaliação é fundamental para saber o quanto está perto de alcançar suas metas, se precisa fazer ajustes ou reavaliar seus planos.

 

Sempre que perceber que está perdendo o controle, pare e volte em direção aos seus objetivos. Mas lembre-se: Se precisar ajustar algumas coisas no meio do caminho, tudo bem, mas não desista de seus objetivos.  Afinal, tudo muda o tempo todo. Se necessário, refaça a sua meta e comece tudo de novo sempre que seus planos e suas motivações mudarem.

 

Fonte: Meio Norte