Bento e Beatriz em "Velho Chico" (Foto: Caiua Franco/Rede Globo/Divulgação)
Bento e Beatriz em “Velho Chico” (Foto: Caiua Franco/Rede Globo/Divulgação)

Na cena do capítulo 100 de “Velho Chico”, Bento (Irandhir Santos) e Beatriz (Dira Paes) chegam à Escola da Gameleira e se deparam com Martim (Lee Taylor) dando início à reforma da escola com a ajuda de voluntários e pais de aluno. O vereador questiona o trabalho por não ter autorização. “Não é assim que as coisas são feitas! Vocês não podem simplesmente fazer a reforma sem autorização”, diz o vereador.

Martim se antecipa e traz o problema de volta para a reflexão de Bento: “E as crianças, são o quê? O telhado não precisa de licitação pra cair, vereador! Alguém tinha que fazer alguma coisa”. Beatriz concorda com o vereador, mas ao mesmo tempo fica feliz com a iniciativa. Martim entende as questões de Bento, mas quer colocar o trabalho em prática e pede a ajuda dele: “Vereador, se estou certo ou errado, não sei. Só sei que estou fazendo minha parte! E se, ao invés de bater boca, o senhor desse uma mão?”. Irritado, Bento vai à prefeitura tentar a liberação para a obra.

A diretora da escola, satisfeita com Martim, o convida para ir à roda de São Gonçalo. Beatriz não gosta, mas não o que fazer. O filho de Afrânio (Antônio Fagundes) vai à festa e a professora fica irritada. “Não pensei que você fosse vir”, diz ela. “Te dei a oportunidade de retirar o convite, porque eu não iria recusar!”, fala ele, que tira Beatriz para dançar porque ela está sem o seu parceiro – que continua na prefeitura tentando a autorização para a obra de Martim.

A roda pronta espera de Beatriz. “A professora não vai querer deixar o pobre São Gonçalo esperar seu parceiro?”, pergunta. Ela olha Martim, sem gostar muito da insinuação. “O que tem? É só uma dança, além do que, terá um arco de distância entre nós. E eu te proíbo a chegar mais perto de mim do que esse arco!”, fala ele, Beatriz olha para Martim. O povo todo esperando. “Se você vier com alguma de suas gracinhas!”, diz ela. “Eu vim por devoção e pelo apreço a festa, não atrás dessa fama de casamenteiro, até porque, não nasci pra esse tipo de coisa… eu juro!”, responde Martim.

A roda de São Gonçalo segue a todo vapor. Todos muito alegres e entregues a magia desse instante quando Bento se aproxima e perde a vista em Martim e Beatriz, breca, sentindo o sangue lhe arder o corpo inteiro. Beatriz percebe Bento e sorri, sem assimilar a raiva que lhe transfigura o rosto e o juízo. Ele vem na direção dos dois, pelas costas de Martim, que não sente sua aproximação. Bento dá um soco no rosto do rival. Martim cambaleia se afastando da roda, quase indo a lona no primeiro golpe. Todos param de imediato. Bento xinga. Martim tenta se ajeitar rapidamente para tentar levantar e o vereador dá outro soco no filho de Saruê.

“Eu não quero brigar com você, Bento. Nós não somos inimigos”, diz Martim, evitando o embate. Mas o vereador segue batendo nele. Beatriz grita desesperada. Só então Bento percebe os olhares de todos pesando sobre ele. Olha para trás e vê Beatriz, em choque, com os olhos cobertos de lágrimas. Retoma mão de si e levanta, fazendo menção de ir atrás dela. Antes que ele pudesse se aproximar, ela aperta o passo para longe. Bento a encontra e termina o namoro com ele. “Você perde tudo: a razão, o juízo… você vira um bicho!”, diz ela, que afirma que estava apesar dançando e divertindo como todo mundo.

Ele fala que perdeu a cabeça e pede desculpas. “Guarde suas desculpas pra Martim ou pra você mesmo! Porque não quero ouvir uma palavra sua! Não sei se consigo te desculpar, Bento. Não sei nem se consigo te entender!”, fala ela, que entra para sua casa, deixando o vereador sozinho.

Fonte: Extra