Santo (Domingos Montagner) quase morrerá assassinado nos próximos capítulos de “Velho Chico”. Graças a um alerta do irmão, Bento (Irandhir Santos), ele escapará do disparo feito por Cícero (Marcos Palmeira).
Tudo começará quando o filho de Doninha (Suely Bispo) invadir a cooperativa de Santo junto com outros jagunços a mando de Afrânio (Antonio Fagundes) para destruir tudo e roubar certos documentos. Lucas (Lucas Veloso), que estará sozinho no local, se trancará numa sala e se esconderá debaixo de uma mesa. Dessa forma, conseguirá ouvir toda a conversa.
No dia seguinte, ele vai comemorar por ter se salvado da morte no bar do Chico Criatura (Gésio Amadeu). Também estarão presentes Bento e o padre Romão (Umberto Magnani), que perguntará se Chico soube de algo mais sobre os criminosos.
– Tô sabendo de mais nada, não… A última que ouvi é que os maus elementos ainda estão acoitados no meio do mato. Não sei dizer se tramando mais outra ou se estão se escondendo – responderá ele.
– Tramando mais outra? – questionará Bento.
– O que estão dizendo, criatura, é que eles passaram o dia todo por lá. Ninguém viu, mas teve muita gente que ouviu barulho vindo do cipoá – completará Chico.
Lucas contará que a todo momento um dos homens dizia “vou lhe pegar, amaldiçoado”. Bento, então, perceberá que se trata de Cícero e sairá correndo. Ele pegará uma espingarda e sairá em disparada rumo à casa de Santo. No caminho, telefonará para lá e Luzia (Lucy Alves) atenderá.
– Luzia, sou eu. Bento. O mano, Luzia… Cadê ele?
– Na varanda… O que foi?
– Fala para ele sair de lá! Estão indo atrás dele! Luzia, estão indo atrás dele!
Luzia rapidamente chamará o marido, que, ao se virar para olhar para ela, escapará de ser atingido na cabeça. Santo imediatamente entrará na casa e protegerá toda a família. Cícero ainda tentará atirar mais uma vez, mas errará e ficará irado.
Fonte: Kogut