03

Acontece hoje, a partir das 9 horas da manhã, a audiência pública na Câmara Municipal para discutir e  ouvir sugestões da população sobre o Orçamento Municipal para 2017. Anteriormente marcada para esta segunda feira, a Audiência foi transferida para hoje, por conta da morte do Carlos Eduardo Júnior, filho da vereadora Neta Castelo Branco, ocorrido na manhã de domingo.

A audiência pública que discute o orçamento é o momento que a população tem para reivindicar, através de suas representações, as obras que gostariam que o administração municipal realizasse em suas ruas e em seus bairros. Diante do que for apresentado, os vereadores apresentação emendas ao orçamento para 2017, sugerindo as áreas prioritárias para a aplicação dos recursos do município.

Nos últimos anos quase nenhum representantes da sociedade civil organizada tem participado, até mesmo por falta de convocação por parte da Câmara. Sequer entidades como a FAMCC e a FAMEPI, que reúnem associações de moradores,têm comparecido.

Este ano, mais uma vez, sob a presidência do vereador Antônio Cardoso, a Comissão de Finanças Orçamento espera uma participação maior, até por se tratar do início de um novo governo e também por conta do orçamento impositivo aprovados pelos vereadores este ano. O orçamento atualmente tem caráter apenas autorizativo, ou seja, o governante municipal não é obrigado a seguir as emendas indicadas pelo legislativo municipal. 

Fonte: Blog do B. Silva

Edição: Redação