O Dia D da Operação Shamar movimenta o Piauí nesta quinta-feira com uma série de ações voltadas ao combate da violência contra a mulher. A mobilização integra uma campanha nacional que une esforços de diferentes instituições para reforçar a proteção das vítimas e prevenir casos de feminicídio. Ações educativas, pedidos de medidas protetivas e atendimentos especializados fazem parte da programação.

Desde o início do mês, o estado já registrou mais de 300 boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica. Também foram abertos mais de 150 procedimentos policiais e solicitadas mais de 130 medidas protetivas. Os números mostram que ainda há muitos desafios, mas também refletem o avanço na conscientização e na busca por apoio.

A Operação Shamar, realizada pela Policia Civil, acontece simultaneamente em todo o país até o dia 04 de setembro. O nome vem do hebraico e significa cuidar, proteger e vigiar. Uma palavra que traduz o objetivo principal da campanha, que é zelar pela segurança e dignidade das mulheres em todos os espaços.