Foto: Valdênia Santos

A 2ª Companhia Destacada de Polícia comunitária da Polícia Militar do estado do Piauí – Ronda Cidadão de Parnaíba, informou nesta quinta-feira (08) os números registrados durante o mês de outubro de 2012 pelas viaturas no quadrante compreendido pelos bairros Frei Higino, Piauí e Dirceu Arcoverde; informou ainda, que irá intensificar as rondas neste final de ano.

Em relação ao mês de outubro de 2011, houve uma queda de 22% no registro de ocorrências, o que mostra uma redução de 25% nos casos de violência doméstica e furto; 33% nos casos de ameaça e desacato; 50% nos casos de furto a comércio, tentativa de homicídio, lesão corporal e violação de domicílio; 67% nos casos de furto de veículo (carro e moto), dano e vias de fato; 58% nos casos de furto em residência (arrombamentos); 73% nos casos de roubo a transeunte (assaltos); não foram registrados casos de homicídio, roubo a residências ou estabelecimentos comerciais no período, porém foi registrado um crescimento nos registros de tráfico e uso ou posse de entorpecentes.

Os números de julho a outubro deste ano demostram uma tendência nos registros de atendimentos e ocorrências.

Com relação ao mês de setembro foi obtida uma redução de 19% nos registros de ocorrências nos bairros citados, já em relação ao mês de julho, quando foi instalado o Ronda Cidadão em Parnaíba, obtivemos uma redução de 45% nos índices de ocorrências registrados.

Nas ocorrências registradas no mês de outubro foi observado que alguns tipos de ocorrências não foram registrados, porém surgiram novos tipos registrados e um aumento considerável no registro de uso ou posse de drogas.

As ocorrências mais comuns, pertubação do sossego público foi líder novamente com 29 registros representando 31% dos atendimentos em outubro. o comando do ronda cidadão está juntando esforços com o comando do 2º Batalhão, na intenção de trabalhar junto a Delegacia Regional e Ministério Público uma solução para o problema da poluição sonora que ainda é muito comum na região do grande bairro Piauí. O comandante do Ronda Cidadão, capitão Palhano, solicita aos moradores destas comunidades que respeitem o direito de seu vizinho a ter um descanso, um sossego merecido ao final do dia ou da noite, a fim de se evitar conflitos e diminuir os problemas de perturbação do sossego e da ordem pública, gerando assim uma melhor qualidade de vida a todos.

Para esse final de 2012 o Ronda Cidadão estabeleceu um plano de enfrentamento ao tráfico de drogas na sua área de atuação. “Esse plano já está sendo colocado em prática estamos realizando operações e rondas constantes nos principais pontos de vendas nas ruas e logradouros conhecidos como locais de consumo e estaremos abordando e revistando todo e qualquer cidadão que estiver nas ruas a partir das 22 horas”, ressaltou o capitão Palhano, explicando com a finalidade de coibir a comercialização de drogas em nossa área de circunscrição.

A fiscalização acontecerá nos bares que estiverem abertos após a 00h, onde a PM conduzirá o proprietário até a Central de Flagrantes, caso seja encontrado algum menor de idade dentro de seus estabelecimentos ou for flagrado comprando bebida alcoólica, cigarro ou qualquer outra substância que possa causar dependência naquele recinto.

Com essa ação O Ronda Cidadão quer diminuir o número de menores nas ruas e bares altas horas da noite se drogando, seja com álcool ou com outro tipo de droga, e assim evitar que outras crianças, adolescentes e jovens venham a cair na dependência química que é um dos maiores problemas que assola nossa sociedade hoje.

Fonte: Ronda Cidadão Parnaiba