O Governo Federal, através do PAC 2, concederá isenção de tarifas aeroportuárias para terminais com movimentação inferior a 1 milhão de passageiros por ano e subsídios para rotas entre cidades pequenas e médias onde garantirá lotação de 60%. A intenção é incentivar a aviação regional.
Aproveitando-se deste incentivo é que a Azul Linhas Aéreas está propondo implantar um voo diário para o litoral do Piauí, mantendo uma linha regular que passe por Teresina, com destino a Fortaleza, fazendo escala em Parnaíba.
Entretanto a empresa quer mais e isso vai depender do governo do estado do Piauí. Segundo se especula, a Azul propõe uma redução no pagamento do ICMS sobre combustíveis. Seria uma grande conquista para a região de Parnaíba, incentivando o seu turismo e seus negócios. Há, em curso, no Governo Federal, o PAC da Aviação, pelo qual, o governo garante a lotação de 60% dos voos regionais. Em cada voo de 100 lugares, o PAC garante 60. Os empresários querem esse incentivo durante dez anos, o governo propôs apenas dois. Se der certo, o Piauí finalmente voltará a ter voos regulares para Parnaíba.
Se for fechado o acordo a Azul irá colocar uma aeronave ATR 72-600 com capacidade para 68 passageiros que irá diariamente aterrissar no Aeroporto Internacional Pref. Dr. João Silva Filho que já está em condições de receber todos os tipos de aeronaves, inclusive à noite, pois a pista de pouso é dotada de iluminação para pouso noturno.
Com metas audaciosas a empresa pretende inaugurar até fim deste ano, várias novas rotas de voos, dentre elas, a rota 110ª – Roteiro Costa do Delta – que irá ligar Parnaíba a Teresina via aérea. Atualmente o último destino inaugurado pela empresa recebeu o nº 106.
Com informações do Jornal da Parnaíba