As eleições do segundo turno para Presidente da República na cidade de Parnaíba aconteceu em absoluta tranquilidade. Filas isoladas e o pouco tempo na hora de votar deixou o eleitor satisfeito com o pleito, é o que confirma o pescador Valdemir Costa Lima. “Gostei! Foi tudo muito rápido. Não enfrentei fila. Votar nesse segundo turno foi muito bom”, avaliou.
Apesar de não ser mais obrigada a votar, a aposentada Vicentina Santana, de 79 anos de idade, fez questão de digitar seu voto para presidente na urna eletrônica neste domingo, dia 26. A idosa, moradora de Parnaíba, litoral do Piauí, afirmou que nunca faltou a uma eleição desde que foi obrigada a votar e que todos devem exercer a sua cidadania. Hoje, os idosos correspondem a cerca de 16% do eleitorado piauiense. “Acho isso muito importante. Desde os meus 18 anos que eu voto, e eu gosto”, afirmou a aposentada.
Durante todo o dia, somente um pequeno impasse no campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) necessitou da presença das Polícias Militar e Federal. Segundo o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Major Costa Lima, nenhuma prisão por crime eleitoral foi registrada no litoral do Estado.
Das 38 cidades piauienses que receberam o reforço de segurança das Tropas Federais, Parnaíba também esta incluída, o que segundo o Tribunal Regional Eleitoral, é uma medida importante para evitar a prática de crimes eleitorais como compra de votos, boca de urna e transporte ilegal de eleitores durante o período de votação. Além disso, as tropas asseguram tranquilidade no tramite de apuração dos votos que deverão eleger o novo presidente do Brasil. Parnaíba é o local de votação do atual Governador do Estado, Zé Filho, que votou por volta do meio dia acompanhado de sua esposa, a deputada estadual Juliana Moraes Souza.
Por Kairo Amaral
Imagens: João Júnior / TV Costa Norte