O governador Wellington Dias (PT) candidato a reeleição, afirmou que vai cumprir a decisão do desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Justiça do Piauí, que determinou ao Governo do Estado que conceda o reajuste de 6,81% para os professores da rede estadual e 3,95% para os funcionários administrativos. professores e trabalhadores da rede estadual de ensino.
Ele afirmou que o cumprimento da decisão judicial foi imediata e convoca aos professores e estudantes para o retorno as aulas.
Wellington Dias declarou que não havia concedido o aumento salarial dos professores e trabalhadores em educação porque pela atual legislação só poderia conceder reajuste equivalente à inflação. Caso contrário, seria enquadrado na Lei Eleitoral, o que o deixaria inelegível para as eleições, na Lei de Improbidade Administrativa.
“Agora eu posso dar o aumento dos professores e dos trabalhadores da educação porque a justiça está determinando, e inicialmente não ocorreu porque estava impedido pela lei. Agora eu convoco professores e alunos a voltarem as aulas”, falou o governador.
Os professores da rede pública estadual de ensino estavam em greve há mais de dois meses, reivindicando o pagamento do piso nacional dos professores. Wellington Dias afirmou disse que conversou com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB) que continua no apoio a sua reeleição e aliança com o MDB.
Dias declarou que Themístocles Filho terá o tempo que quiser para dar resposta a sua proposta e que o deputado federal e presidente regional do MDB, Marcelo castro, que está disputando senado, está orientando suas bases eleitorais a votar no filho de Themístocles, Marcos Aurélio (PMDB) candidato a deputado federal.
O ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas (PSB), declarou no domingo, apoio à pré-candidatura de Wellington Dias ao Governo do Estado.
Fonte: Meio Norte