O governador Wellington Dias participou, nessa quinta-feira (28), da solenidade de Comemoração Alusiva aos 30 anos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento, realizado no Palácio de Karnak, faz parte de uma vasta programação preparada pela instituição para celebrar, junto a alunos, docentes e população, o desempenho na educação e colaboração para o desenvolvimento do estado.
A solenidade foi aberta com a apresentação do coral da IES e o documentário que mostra a história da Uespi. Em seguida, houve o lançamento da bandeira, a premiação do vencedor do edital, a entrega de menção honrosa a personalidades que contribuíram com a Uespi e ainda o lançamento da primeira edição do catálogo de cursos de graduação da instituição. Na oportunidade, o governador do estado também autorizou a abertura do processo licitatório para as obras de construção do auditório do Campus Torquato Neto.
De acordo com Wellington Dias, cerca de 100 mil pessoas conseguiram o diploma de ensino superior através da Uespi, o que é motivo para comemoração. “Vamos continuar o trabalho para que mais piauienses tenham acesso à educação, assumindo o compromisso de prosseguir com a ascensão da universidade no que diz respeito aos educandos e também aos educadores. Nossa prioridade é o investimento em educação, que é o grande alicerce que transforma um ser humano, um estado, uma nação”, destacou o chefe do Executivo.
“Pedi autorização para que eu possa fazer um novo concurso para a Uespi, assim como para outras áreas que precisam de profissionais especializados. Também autorizamos cerca de R$ 30 milhões para investir na estrutura da Uespi, que garantirá um maior controle e segurança dentro dos campus da capital e do interior. Serão novos equipamentos, laboratórios e melhores condições de qualificação”, acrescentou o governador.
Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a Uespi merece os parabéns, sobretudo pelo engrandecimento do ensino estadual. “A cada dia mais pessoas têm acesso a cursos e a infraestrutura também é um ponto a ser muito celebrado. No âmbito da Seduc, temos trabalhado parcerias com instituições para qualificar professores da Uespi, ofertando a estrutura necessária para que possam crescer dentro dessa profissão tão linda. Priorizamos também a Universidade Aberta, cujo meta é levar o ensino superior aos 224 municípios do Piauí”, ressaltou.
Segundo o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, a instituição passou por diversas fases e, hoje, tem como o foco alcançar o máximo de piauienses, os proporcionando ensino de qualidade e a chance de crescimento. “A Uespi já passou por fase de organização dos instrumentos legais, pelo processo contínuo de interiorização e expansão de cursos, além de ajustes na estrutura. Hoje, passamos a ofertar cursos a distância e pretendemos levá-los por todo o estado. Vemos o governo do estado como o nosso maior parceiro na busca pela melhoria na educação e contínuo desenvolvimento do estado”, disse
Programação de atividades – 30 anos de Uespi
A Uespi iniciou a programação comemorativa no dia 6 de abril, com o lançamento da logomarca e do selo promocional com a logomarca dos 30 anos. Personalidades importantes na fundação e gestão da IES foram homenageadas com menções honrosas. Na mesma cerimônia foram lançados ainda os editais da bandeira e do hino da Uespi.
Já no dia 31 de maio foi a vez do lançamento do canal promocional no YouTube e do “Dossiê Uespi 30 anos”, que pretende reunir trabalhos científicos como um balanço do que tem sido feito na IES em termos de inovação no campo do ensino, pesquisa e extensão. Já no dia 28 de julho, houve o corte do bolo comemorativo.
A programação segue nessa quinta-feira (28) a partir das 16h. Diversas atrações subirão ao palco que será montado no jardim do Palácio Pirajá, como o Unati, que se apresentará com a zumba da terceira idade, além do grupo de capoeira da Uespi. Haverá ainda a apresentação do Grupo de Teatro da Uespi. Para encerrar a noite, quem se apresenta é a banda Validuaté que canta os seus principais sucessos. As apresentações culturais são gratuitas e abertas para toda a comunidade.
Fonte: CCom