03

Os governadores do Piauí e do Acre negociam, em Brasília, recursos para fomentar tecnologia para pequenos produtores rurais.

O governador Wellington Dias se reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília, com o vice-presidente do Banco do Brasil, Júlio César Alves, e com o governador do Acre, Tião Viana. No encontro, os governadores apresentaram ao Banco do Brasil o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) Comunitária, modalidade que já é adotada tanto no Piauí quanto no Acre e que já rende bons resultados. A expectativa é realizar uma parceria com o banco a fim de acelerar o desenvolvimento rural, fomentando a geração de renda e de empregos com a incorporação de tecnologia à pequena produção rural.

Júlio César Alves, vice-presidente do Banco do Brasil, explicou que o banco é uma instituição criada para auxiliar o desenvolvimento do país promovendo a inclusão social e que está aberta a negociações.

Para Wellington, é importante dar segurança ao pequeno produtor rural para produzir usando tecnologia avançada e possibilitando que a produção seja usada para abastecer tanto o mercado interno quanto externo. “Para isso, sugerimos o uso do modelo de PPP Comunitária. Já experimentamos esse modelo no Piauí, com a Casa Apis e Coocajupi, e no Acre, na criação de suínos e pescados”, explicou o governador piauiense. Dias anunciou que o Banco do Brasil vai avaliar a possibilidade de participar como agente investidor nesta área.

O governador do Acre destacou como desafio assegurar a qualificação da mão de obra, incorporação de tecnologia e desenvolvimento em bases sustentáveis para o Norte e Nordeste. “No caso do Acre, ainda temos o desafio de garantir a conservação das florestas na Amazônia”, pontuou Tião Viana. 

O gestor do Acre afirmou que Wellington Dias está à frente dos demais gestores ao planejar uma agenda para o futuro, envolvendo recursos governamentais, comunidade, empresariado, mercado e que possa assegurar tecnologia e incorporação de ferramentas individuais e comunitárias.

Fonte: Ccom