Advogado Willame, da chapa ConfiOAB, foi eleito presidente daOrdem dos Advogados do Brasil – seccional Piauí pelo mandato de três anos. A comissão eleitoral da OAB divulgou que até agora Willame obteve 1957 votos, contra 1319 de Celso Barros, que encabeça a chapa OAB Para Todos. Ainda faltam computar os resultados das cidades de Corrente , Parnaíba, e outras pequenas cidades.
Willame Guimares afirmou que sua eleição confirma que os advogados piauienses aprovaram a gestão de Sigfroi Moreno, atual presidente. Ele disse que vai dar continuidade à atual gestão, mas que precisa, logicamente, avançar.
“Esse é o sentimento da advocacia”, declarou Willame Guimarães, que foi levantado nos braços por outros advogados.
Guimarães disse que é preciso avançar na garantia das prerrogativas dos advogados; na qualificação dos advogados; nas novas questões que surgem e que é necessária a capacitação para a nova realidade, que há no processo virtual. “Essa é uma realidade que se apresenta e que nós precisamos avançar”, afirmou Willame Guimarães.
Ele disse que os advogados piauienses elegeram Marcus Vinicius Furtado Coelho como conselheiro federal da OAB, e ele é, a partir de hoje, oficialmente, candidato à presidente do Conselho Federal da OAB, e representante da OAB do Piauí. “Nós vamos ter o próximo presidente do Conselho Federal da OAB um piauiense, representando os advogados do Piauí, que é Marcus Vinícius Coelho Furtado” declarou Willame Guimarães.
Marcus Vinicius Furtado confirmou que será candidato à presidente da OAB nacional e que o atual presidente da entidade, Ophir Cavalcante, está atuando como um magistrado, e adotando uma postura isenta em relação às outras candidaturas.
As eleições da OAB serão realizadas em janeiro de 2013. “Vencidas as eleições no Piauí, há um cenário que aponta para essa possibilidade da minha disputa para a presidência do Conselho Federal da OAB. As eleições acontecerão no dia 31 de janeiro. Não há uma disposição de que essa disputa ocorrerá, por quê o registro da candidatura poderá ser feito até 31 de dezembro deste ano. Nós teremos ainda um prazo para analisar as eleições no Piauí e em cada estado do Brasil inteiro, mas o quadro que hoje se apresenta é o de que uma ampla maioria de apoio dos estados brasileiros, e se esse quadro permanecer, seremos candidato” declarou Marcus.
Marcus Vinicius disse que foi lançado candidato à presidência do Concelho Federal por 17 presidentes de seccionais da entidade, de um total de 27, e isso, segundo ele, significa uma maioria para ganhar as eleições. “Se isso ocorrer, será muito bom para o Piauí, por que pela primeira vez, vamos ter um piauiense na presidência do Conselho Federal da OAB em seus 82 anos de história.”, declarou Marcus Vinícius Furtado Coelho.
Fonte: meionorte.com